02/02/15

A IMPORTÂNCIA DE RENOVAR OS SEUS RELACIONAMENTOS

AMIGOS NEGATIVOS

Frequentemente as pessoas perguntam-me: "Porque é que a minha Vida parece que estagnou?". Embora a resposta varie de pessoa para pessoa, na maioria das vezes tudo está relacionado com os nossos relacionamentos. Quando falo de relacionamentos não me refiro ao companheiro ou companheira conjugal. Falo dos amigos, conhecidos e todas as pessoas com quem partilhámos o nosso tempo. 

A Vida não é estática, ela evolui, ela transforma-se, ela sofre mutações e a nossa mente não é diferente. A raiz da estagnação na vida de milhões de pessoas prende-se com a existência de pessoas no nosso círculo de relacionamentos que não se enquadram com as nossas ambições e projectos.

Temos a tendência para criar âncoras emocionais com certas pessoas, sem perceber que são esses mesmos elementos que nos "prendem" a um estado vivencial medíocre. Ninguém gosta de "perder" amigos mas por vezes só a renovação dos nossos relacionamentos pode fazer com que a Vida avance como esperado. Não quero de todo parecer cruel nesta minha avaliação, mas conviver com pessoas que passam todos os minutos a queixar-se da vida, do governo, das empresas, da crise e dos outros não é o meu conceito de bem-estar.

Aconselho sempre os meus clientes a fazerem uma avaliação profunda de cada um dos elementos que compõe a sua vida, e a definir quais os relacionamentos prósperos e quais são os que trazem apenas toxidade. Por vezes, um elemento pessimista e negativo, com quem temos uma ligação emocional forte, pode "deitar tudo a perder". As cargas negativas emitidas por esse elemento podem comprometer qualquer escalada vivencial.

"Eliminar" os elementos nefastos não é tarefa fácil, longe disso! Encontrámos sempre 1001 motivos para não quebrar os laços, ignorando por completo o nosso caminho do sucesso. A vida é recheada de encontros e desencontros e uma amizade que faz sentido hoje, pode não fazer sentido daqui a 5 ou 10 anos. Renovar os relacionamentos não é ser egocêntrico ou frio é adquirir autonomia e maior controle sobre esta experiência maravilhosa que chamamos vida.

Por vezes, somos nós esses elementos. Quando assim é, devemos ser nós a tomar a iniciativa de nos afastarmos e assim facilitar a evolução de quem luta pelos seus sonhos. Não se deixe prender nem prenda ninguém. A vida é feita de escolhas, e todas elas têm um impacto directo e imediato sobre a nossa realidade. Por isso mesmo, se chegar à conclusão de que a sua Vida não avança, comece por avaliar os seus relacionamentos. Depois, saiba observar quais os elementos construtivos, quais os destrutivos, e aja de imediato.

Lembre-se que: "ELEMENTOS NEGATIVOS TRAZEM EMOÇÕES NEGATIVAS: LIVRE-SE DE TODOS ELES".

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário