03/03/14

OS DIREITOS DOS OUTROS

LUIS ALVES LIFE PERFORMANCE

É extremamente comum nos dias que correm vermos não apenas o nosso espaço ser invadido como muitas vezes mesmo que de forma inconsciente acabamos invadindo o espaço dos outros. Isto é ainda mais relevante quando se trata de direitos sejam eles humanos, civis ou sociais. Por vezes e dentro do nosso "universo" temos tendência para acreditar que se as coisas acontecem "no nosso mundo", elas têm que obedecer apenas e só às nossas regras. No entanto isso acaba por ser uma ideia errada e que gera não apenas desconforto nas outras pessoas como termina muitas vezes em conflito.

A relevância deste artigo destaca-se ainda mais nesta altura de Carnaval, onde vários excessos são cometidos em variadíssimos níveis. Excesso de álcool, falta de civismo nas estradas, perturbação do sossego alheio com som alto e brincadeiras que muitas vezes ultrapassam a barreira dos nossos direitos e invadem os direitos dos outros. Um pouco por todo o mundo o mote "É Carnaval ninguém leva a mal" é usado de forma extrema provocando muitos dissabores e tirando assim a magia do momento em que a fantasia volta a fazer parte do nosso dia.

É de suma importância percebermos que se temos direitos, eles só são relevantes se tivermos a mesma postura em relação aos outros. Certamente que não irá ver os seus direitos respeitados se não respeitar os direitos dos outros. Por isso, é pertinente que antes de agir tenha consciência de que tudo o que semeia dará frutos um dia: se semear respeito terá respeito mas se semear desrespeito com certeza irá ter momentos amargos no futuro. Lembre-se que viver em sociedade é aceitar a nós mesmos e aceitar os outros. Todos fazemos parte dessa massa humana que luta a cada dia pelos seus sonhos. Não devemos por isso mesmo "abusar" da nossa liberdade social, porque mais cedo ou mais tarde os nossos abusos acabam por reverter contra nós.

Convido-o(a) a reflectir sobre os seus direitos mas acima de tudo sobre os seus deveres. Devemos acima de tudo ser felizes sem que isso signifique retirar os direitos das outras pessoas. Vivemos baseados em leis que tendemos a desafiar a cada dia. Passe a aceitar as coisas tal como elas são e evite a todo custo viver no limiar do que é ou não permitido. Entenda que não estou a falar do que é ou não "politicamente correcto" isso é uma opção sua, refiro-me ao que é lei e que foi criado para nos proporcionar mais bem estar, cidadania e entreajuda. 

Lembre-se que: "OS SEUS DIREITOS TERMINAM ONDE COMEÇAM OS DIREITOS DOS OUTROS"

Bom Carnaval!

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário