26/06/14

NÃO DESISTA NO PRIMEIRO OBSTÁCULO!

LUIS ALVES FRASES

OS OBSTÁCULOS DA VIDA
Olá a todos, sei que faz alguns dias que não publico nada no blog. Estes últimos dias têm sido bastante ocupados entre atendimentos, negociação de parcerias, escrita de mais uma obra e preparação para uma pausa (férias). Com tudo o que tem acontecido nos últimos 4 meses, aprendi uma lição valiosa e que jamais deixarei de relevar em qualquer projecto: Não devemos desistir no primeiro obstáculo! Poderá parecer ao leitor algo "cliché" ou de "sabedoria popular" mas, na verdade, existem cada vez mais pessoas a desistir dos seus sonhos em fase ainda embrionária. Vivemos em tempos onde cada fracção de segundo tem o seu valor e com isso, os sonhos tornam-se cada vez vagos e desinteressantes. 

TECNOLOGIA
Com a evolução tecnológica, criamos a associação neural de que as nossas vontades podem ser processadas "à velocidade da luz" como se um clique de computador se tratasse. Especialmente com a internet, criamos o hábito de nos tornar-mos seres impacientes. Tudo deve ser imediato. Uma pesquisa no Google, deve apresentar resultados apenas num segundo e reclamámos sempre que os resultados não são satisfatórios. Da mesma forma, sempre que navegamos nas redes sociais, esperamos que uma fotografia carregue de forma quase imediata, que uma mensagem trocada num chat possa ser processada e respondida em questão de segundos e por aí vai... Com isso, e apesar de termos teoricamente a vida cada vez mais facilitada, vamos criando de forma inconsciente a crença de que os nossos sonhos deverão manifestar-se em velocidade de "banda larga". Não admitimos que algo tenha o seu tempo de amadurecimento, queremos (como se costuma dizer popularmente) "tudo para ontem".

A IMPORTÂNCIA DA PERSISTÊNCIA
Com tudo isto, perdemos algo essencial em qualquer pessoa de sucesso: a persistência. Quando algo não acontece de forma instantânea, temos a tendência para encerrar esse projecto e migrar para um novo, mais simples, mais rápido e por consequência de menos riqueza vivencial. Da mesma forma que perdemos a paciência ao esperar por uma refeição e fazemos a opção de consumir "fast-food", os nossos sonhos são formatados em patamares inferiores. Com isso tentamos programar a nossa vida, dentro da nossa zona de conforto, tendo de antemão a garantia de que terá 99% de hipóteses de ser concretizado. As figuras de destaque mundial, operam numa linhagem contrária. Os seus sonhos são cada vez mais complexos, mais profundos e de maior riqueza. Algo que essa pequena parcela da população mundial acredita é que os obstáculos (detestados pela maioria) são oportunidades de aprender e aperfeiçoar as suas metas. 

THOMAS EDISON
Tal como é do conhecimento geral, Thomas Edison foi o inventor da lâmpada, que veio revolucionar a vida da humanidade até aos dias de hoje. Curiosamente, o produto final tal como o conhecemos hoje, só aconteceu após a 1001ª tentativa. Significa que existiram 1000 obstáculos até que Edison conseguisse atingir a sua meta. Após a descoberta, um jornalista entrevistou Edison e questionou-o sobre essas 1000 derrotas antes da vitória. O jornalista perguntou: "Então você errou 1000 vezes?" ao qual Thomas Edison respondeu: "Não errei 1000 vezes. O projecto é que foi composto por 1001 passos." Com esta resposta fica claro que Edison, após cada obstáculo ou falha, retirou uma lição, reformulou o projecto e partiu para novo teste. A resposta de que o seu sonhos tinha 1001 passos é a consciência clara da forma de pensar dos vencedores, quanto mais obstáculos maior é a possibilidade de se criar algo memorável.

NÃO DESISTA!
O exemplo que apresentei pode representar uma inspiração para quem estiver disposto a ter uma vida extraordinária. Os obstáculos, nada mais são do que a oportunidade de reformular as suas metas e objectivos de forma mais clara, e assim, abrir as portas para que eles se manifestem com solidez. Pense com firmeza no seu destino final e não deixe que nada nem ninguém o desfoque da sua caminhada. O caminho pode ter curvas, buracos e até labirintos mas, se você souber exactamente onde quer chegar, não haverá obstáculo que o afastará da sua meta. Nenhuma conquista vem a custo zero, sempre que sonhar, tenha a certeza de que está disposto a "pagar o preço". Não Desista!

Lembre-se que: "UM OBSTÁCULO É UM CURSO INTENSIVO ONDE DESENVOLVEMOS A CRIATIVIDADE E A PERSISTÊNCIA"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

4 comentários:

  1. muito interessante e motivador.
    adorei este post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelo seu feedback. Seja sempre bem-vinda ao blog.

      Forte Abraço,
      LUIS ALVES

      Eliminar
  2. Perfeito! Era exatamente o que eu precisava ler!

    Às vezes fico pensando: "será que não estou insistindo demais em algo que está dando sinais de que não é pra ser?!" O seu texto veio a esclarecer muitas coisas. É claro que tem casos e casos, mas no âmbito geral... persistência! <3

    Muito grata Luis!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jaqueline. Muito Obrigado pelo carinho. Um Forte Abraço.

      Eliminar