12/02/14

A IMPORTÂNCIA DE CONHECER OS FACTOS

CONHECER OS FACTOS

Quase diariamente, através da imprensa, dos blogues e das redes sociais, somos incentivados a tomar partido de determinada situação ou ainda a dar suporte à opinião de terceiros para nos sentimos "parte" de alguma coisa. No entanto na maioria das vezes tomar partido apenas porque alguém disse ou defendeu uma posição específica, é entrarmos num estado emocional solidário com a causa mas sem fundamento real. Remetendo aos velhos ditados populares destaco a frase "Quem conta um conto, acrescenta um ponto". Nos dias que correm e onde a nossa privacidade é quase inexistente (excepto se estabelecermos um campo de defesa), é comum vermos as mais variadas situações da vida quotidiana serem interpretadas em forma de impulso e não como interpretação dos factos.

Certamente que já caracterizou alguém simpático ou antipático porque alguém da sua confiança o disse. Certamente que já protestou ou se tornou solidário com uma causa ou pessoa por uma notícia que leu ou viu na imprensa sem conhecer nada do assunto. A sociedade está de tal forma manipulada por este vasto mundo da comunicação que esquecemos algo básico da vida humana que é conhecer os factos. Ter uma personalidade própria e única, assim como uma mente capaz de pensar e interpretar informações com autonomia é algo cada vez mais raro. Existe um grupo cada vez mais restrito de pessoas que vivem bem com tudo e com todos e que antes de tomarem partido procuram saber dos factos.

É relevante também destacar que nem sempre conhecer os factos de um determinado assunto nos acrescenta algo na nossa própria vida. Se queremos ser pessoas conscientes, coerentes e em harmonia devemos sobretudo nos preocupar com os nossos próprios factos e agir conforme eles forem acontecendo, tendo sempre em atenção para não deixar que uma simples situação se torne um problema. Na verdade o que chamamos de problema, deixa de o ser se o encararmos como um facto. Ao conhecermos uma determinada situação temos duas hipóteses: se o facto não agradar ou não nos servir devemos procurar mudar esse facto, e se não for possível a alteração do mesmo devemos mudar a nossa postura ou simbologia. O mais relevante neste post é deixar uma reflexão: conheça os factos da sua vida e os factos que o envolvem. Não tome partido de situações que não dizem respeito à sua própria vida. Procure viver sintonizado em si mesmo, na família e nos amigos e deixe de permitir que assuntos e factos externos tragam instabilidade, irritação e frustração na sua caminhada.

Lembre-se que é importante que: "CONHEÇA PRIMEIRO OS FACTOS E SÓ DEPOIS TOME PARTIDO"

Forte Abraço,
LUIS ALVES


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário