24/02/14

COMO EDUCAR OS SEUS FILHOS?

LUIS ALVES LIFE PERFORMANCE

De forma geral, sempre que um filho surge na vida de um casal, é feito o maior esforço para que a educação possa ser o melhor possível. Os pais no seu entendimento, tentam oferecer padrões de bem-estar à criança e, por norma, tentam não cometer os mesmos erros que os seus pais cometeram com eles mesmos. A grande questão social neste momento, é que somos completamente "bombardeados" por informações de que para os nossos filhos serem "alguém" na vida, devem ter 1001 actividades educacionais, extra curriculares, fazer parte de grupos ou clubes e muito mais. É comum ver crianças de 3 e 4 anos, com uma agenda mais preenchida que a de um médico em serviço de urgência. Para mim, isto é extremamente confuso e estamos a retirar à criança o direito de ser criança.

Ser criança é acima de tudo um acordar para a vida. A criança até aos 10 anos está a formar a sua personalidade, e é nesse período que não só vai desenvolver as suas competências sociais como ao mesmo tempo vai experimentar o que é sonhar. Nos primeiros anos de vida, o ser humano desenvolve o seu sub-consciente, a parte da mente ligada à emoção. É nessa fase que se estabelecem as principais crenças que irão irão acompanhar a criança para o resto da sua vida. Existe cada vez mais a tendência para os pais imporem limites e barreiras como forma de "proteger" a criança da frustração e do medo que o futuro vai trazer em algum momento. A intenção dos pais com certeza que é a melhor mas, em vez de ensinar os filhos sobre como reagir nesses momentos, eles criam um escudo à volta da criança e a preparação para a Vida acaba por se mostrar ineficaz.

Quando trabalho com pais ou grupos de pais, uma das coisas que sugiro é o de por mais que custe, incentivar a que as crianças corram atrás dos seus sonhos. Não só isso poderá permitir que essa criança se torne num Homem ou Mulher de Sucesso no futuro, como faz com que se torne em alguém diferente e único. Vivemos cada vez mais numa sociedade controlada por Paradigmas, e a única forma que tem de proteger o seu filho dessa vida mecânica e pouco satisfatória, é incentivar a que ele procure sempre lutar pelos seus sonhos. Ensine o seu filho a nunca aceitar que alguém lhe diga que ele não é capaz ou não consegue fazer isto ou aquilo. Sei que provavelmente não é algo simples mas, prepare o seu filho para ser alguém que possa lidar com as adversidades de forma neutra, ou seja, mostre-lhe que por mais que os outros critiquem, falem ou tentem sabotar uma determinada situação, é a reacção do seu filho a esses momentos que fará a diferença entre ser uma pessoa bem-sucedida ou uma pessoa fracassada no futuro. Se ensinar o seu filho a ver o fracasso como uma oportunidade de aprender, o fracasso nunca fará parte da vida dele(a).

Todo este conceito pode parecer extremamente simples para funcionar mas acredite, a melhor educação que poderá dar ao seu filho não é a educação académica e sim a educação da Vida. Estimule o seu filho a ler obras sobre o tema. Pesquise por livros que estimulem a busca pelo sucesso, a busca pelos sonhos e em especial livros que ensinem como lidar com as frustrações da Vida de forma positiva. Leia juntamente com ele, faça dinâmicas divertidas que estimulem o desenvolvimento do seu sub-consciente. Tudo isto é possível mudar em idade adulta, mas se preparar o seu filho contra as adversidades irá encurtar o caminho e poupa-lo de muito sofrimento durante a adolescência e juventude. Ensine o seu filho a amar-se tal como ele é, a aceitar as suas virtudes e defeitos e a não depender da opinião de terceiros. Estimule a Auto-Confiança, a Auto-Responsabilidade e o desenvolvimento da Auto-Estima. Esses são os 3 principais pilares para que as crianças se tornem homens e mulheres realizados no futuro. E acima de tudo deixe o seu filho viver a sua infância, deixe que ele cometa erros e não seja severo nem aplique punições. Através da aceitação da criança tal como ela é criamos um caminho para um desenvolvimento saudável. Crianças que são constantemente repreendidas e criticadas resultam em adultos revoltados e com medo de Viver. Tenha igualmente em mente que os cursos superiores que acreditamos serem obrigatórios para os nossos filhos não trazem qualquer garantia de uma vida de sucesso e felicidade. O seu Amor incondicional é o principal ingrediente para que ele se torne uma pessoa que pode mudar o mundo.

Se precisar de ajuda no processo de aprendizagem do seu filho terei todo o gosto em o(a) receber em uma sessão de Life Performance. Basta preencher os seus dados no formulário de contacto ou então marcar directamente a sua primeira sessão grátis no link da barra lateral.

Lembre-se que: "EDUCAR NÃO É TRANSMITIR CONHECIMENTOS, É CRIAR BASES PARA QUE UMA NOVA IDENTIDADE SEJA CONSTRUÍDA"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário