20/02/14

A ERA DA ESCRAVIDÃO MENTAL

LUIS ALVES LIFE PERFORMANCE

Ponderei bastante antes de começar a escrever este artigo, mas como a minha convicção é de que devo acima de tudo tentar ajudar o maior número de pessoas a conquistar a liberdade mental e a seguirem os seus sonhos sem medos, achei pertinente publicar neste blog que fala acima de tudo de desenvolvimento pessoal e de bem-estar. O título escolhido não poderia descrever de forma mais exacta a forma como um pouco por todo mundo as sociedades estão a viver na actualidade.

A escravidão mental é de forma simplificada, a incapacidade do ser humano viver segundo os seus próprios pensamentos, independentes, autónomos e alheios a qualquer influência externa. Há muito anos que venho estudando sobre o comportamento humano e fico absolutamente surpreso por ver cada vez mais a sociedade a caminhar de forma robotizada e programada por terceiros. No campo financeiro que é sem dúvida uma das áreas que mais preocupa a população mundial, já alguma vez parou para pensar porque é que comprou um telefone móvel de marca "X" ou "Y"? Já alguma vez pensou para pensar porque tem esse automóvel? Já alguma vez parou para pensar porque faz compras em determinada loja ou supermercado? Se parar para pensar, verificará que na verdade a parte da função ou seja o motivo a que se destina determinado objecto ou serviço, é totalmente irrelevante para você. Você compra produtos, serviços e marcas porque acredita que eles lhe poderão trazer estatuto, lhe permitirão fazer parte de um determinado grupo de consumo, que eles são melhores que os outros mas desconhece o motivo, que eles são referência na categoria mas desconhece o que é que isso lhe trás em termos prático, etc.

Da mesma forma podemos ver essa prisão no quesito de conteúdos culturais como televisão ou cinema. A questão da televisão acaba por ser mais flagrante, você sem perceber alimenta-se de conteúdos pobres, vazios, alimenta-se de notícias de teor negativo, da crise, da corrupção, do desemprego e por aí vai. Vejo também uma verdadeira legião de pessoas que está em fase de hipnose no que diz respeito aos "reality shows", e o mais incrível é que gastam uma energia impressionante a defender concorrente "A" ou "B", envolvem-se em confrontos nas redes sociais, discutem com amigos e familiares, etc. Vejo ainda pessoas que de forma matemática consomem telenovelas que incentivam à violência, crime, traição e polémica. Eu pergunto-me: dos conteúdos que você habitualmente vê na televisão, quais são os que lhe acrescentam alguma coisa como ser humano? Quais são os que lhe permitem alimentar os seus sonhos? Quais os que lhe auxiliam na sua busca pelo sucesso, felicidade ou independência financeira? Acredito que a resposta a estas perguntas é: ZERO ou muito poucos!

Admito que tenho absoluto respeito por regras e leis. Aquelas que são impostas e que nada posso fazer contra. Essas eu convivo, cumpro e cultivo, afinal de nada me adianta ser contra elas, devo aceitar e encontrar caminhos alternativos que me permitam chegar ao meu destino. O que eu nunca admiti nem admitirei é que alguém saiba o que é o melhor para mim. Uma marca de vestuário, uma marca de equipamentos electrónicos, uma marca de alimentos, etc. Eu sou livre de fazer as minhas escolhas única e exclusivamente segundo as minhas necessidades reais e não pelas necessidades que os outros me tentam incutir para eu que consuma os seus produtos ou serviços. Sinto-me uma pessoa extremamente feliz porque tenho o poder de decisão e de escolha em tudo o que faço, tudo o que consumo, tudo o que busco e tento alcançar. Recuso-me a ter no meu dia-a-dia acesso a recursos culturais que em nada dignificam a vida humana e que não me auxiliam na minha busca pela vida ideal.

Já alguma vez parou para pensar em tudo isto, ou vai continuar a viver na era da escravidão mental? Sente um vazio nos momentos em que reflecte sobre a sua vida? Já se questionou sobre a origem desse vazio ou dessa tristeza? Deixo-lhe um desafio: durante uma semana, discipline-se e passe a ver apenas programas que lhe possam auxiliar na busca pelos seus sonhos, passe a consumir produtos apenas pela sua funcionalidade e esqueça marcas ou campanhas publicitárias, passe a reger os seus dias pela sua própria mente e deixe nos comentários quais as principais diferenças que sentiu na sua vida. Estabeleça claramente na sua mente o que deseja da vida, quais as suas metas e os seus objectivos e passe a ocupar o seu dia com conteúdos relevantes para esse seu caminho, esqueça tudo o resto, feche os seus sentidos para toda a poluição sonora e visual que existe à sua volta e retome o controlo da sua própria vida!

É compreensível que no início sinta falta de determinados hábitos, afinal tem vindo a viver segundo ele, mas, se esses hábitos o(a) levaram a ter a vida que tem e com a qual não está satisfeito(a), atreva-se a mudar os seus hábitos, certamente irá obter novos resultados, mais satisfatórios e de acordo com o que você busca. Tenha a consciência de que não é um governo que dita a sua riqueza, não é uma empresa que sabe o que é melhor para você, não é um canal de televisão que tem o poder para o alegrar ou entristecer, o poder é todo seu! Este tipo de mudança comportamental está previsto na 2ª Etapa do Programa de Life Performance de Counseling, Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Caso sinta resultados práticos no desafio que lancei e pretenda optimizar a sua vida terei todo o gosto em o receber. Poderá marcar a sua primeira sessão grátis e sem compromisso através do link da barra lateral.

Lembre-se que: "A PIOR PRISÃO É AQUELA QUE EXISTE DENTRO DA NOSSA PRÓPRIA MENTE"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

2 comentários:

  1. muito bom seu post irmão, esse pensamento tenho a muitos anos e foi o que me ajudou a me tornar uma pessoa melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelo seu comentário.
      Seja Bem-Vindo ao Blog.

      Forte Abraço,
      LUIS ALVES

      Eliminar