16/07/15

DEIXE O PASSADO ONDE ELE PERTENCE

DEIXE O PASSADO ONDE ELE PERTENCE

Viver preso ao passado nos dias que correm é quase uma "corrente religiosa". Muitos dedicam ao passado tanto tempo do presente, que sem perceberem, perdem tempo útil no futuro. O passado é uma excelente referência para recordar momentos de êxtase, marcos importantes e para avaliar a nossa evolução enquanto seres humanos. Mas o que é prejudicial é criarmos âncoras que nos prendem a uma realidade que já não faz sentido.

Todos os dias o nosso universo muda, todos os dias vidas findam e todos os dias novos seres vivos brotam na natureza. A mutação do ambiente que nos rodeia acontece a um ritmo semelhante à velocidade da luz. Não existem dois dias iguais, não existem dois minutos iguais e quem não se adapta a esta realidade não só perde qualidade de vida como rapidamente se torna "obsoleto".

Não quero que o leitor veja estas minhas palavras como polémicas ou acusatórias, ao contrário, pretendo com elas fomentar a sua reflexão para que possa perceber que tudo o que importa no dia de hoje é a construção do futuro. Se a referência ao passado fosse um mero conteúdo dos livros de história, neles poderíamos estudar e compreender o que nos tornou quem somos no presente. Mas a verdade é que recordar o passado com frequência nada mais é do que viver nesse passado que já não existe. Uma larga maioria da população recorda os momentos positivos mas outros tantos vivem amarrados a momentos negativos.

Um acontecimento de forte carga emocional negativa no passado se, recordado com frequência, impede-nos de seguir em frente com todo o nosso potencial. Assim se geram as crenças limitantes, os medos, as fobias e as tais "verdades absolutas" que delimitam o nosso campo de actuação no presente.

O lugar do passado é lá atrás, na nossa caixa de memórias. Viver o ontem hoje, e o hoje amanhã é uma fórmula que apela na maioria das vezes ao fracasso. Quando abrimos os olhos todos os dias e deixamos de ver o que está à nossa frente porque continuamos a reviver um cenário do passado, impedimos que o bem-estar constante e crescente flua. Isto aplica-se ao nosso íntimo e ao nosso lado pessoal, mas aplica-se cada vez mais ao sector profissional. Centenas de profissões outrora de sucesso hoje são obsoletas e não têm espaço no presente. Ter sido um excelente profissional num ramo de actividade que já não existe no mercado de hoje é fantástico mas, se não evoluir e adaptar rapidamente às novas necessidades de consumo, será esquecido e pior: não conseguirá sentir-se enquadrado com o mundo de hoje.

Perceba que cometer um erro no passado não tem valor no presente. Hoje você pode procurar novos recursos e evitar seguir o mesmo caminho. Mas porquê viver com uma culpa que só você consegue recordar? Liberte-se das amarras e deixe o passado onde ele pertence!

Lembre-se que: "QUEM VIVE PRESO AO PASSADO PERDE A CAPACIDADE DE ESCREVER O FUTURO".

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

2 comentários:

  1. Me desculpa, até entendo o que vc quiz dizer, mas certas colocações foram infelizes....
    Generalizando: quem ouve e gosta de ouvir música antiga é viver presa no passado? e não terá futuro?
    O passado serve sim como referência para o futuro....
    Saber diferenciar o que é positivo e negativo é o x da questão.
    O que te prende no passado? que vc não posso evoluir?
    Quando vc tem pensamentos negativos, são acontecimentos passados positivo,
    que fazem vc mudar sua vibração, para uma vibração positiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos, acredito que de facto você distorceu as minhas palavras. O que digo no texto é que as pessoas vivem presas ao passado no sentido de experiências. Elas vivem os problemas que viveram no passado e ainda não conseguiram "digerir" como se fossem circunstancias presentes. O passado é uma fonte riquíssima de conhecimento e aprendizagem mas é fundamental percebermos que tudo tem o seu tempo e é crucial conseguirmos evoluir. O exemplo das músicas que citou claramente não está enquadrado no texto. O essencial a reter é que a vida acontece no momento presente e que é no presente que definimos o futuro. O que somos no presente é um somatório das experiências do passado que nada mais são do que lições de vida que nos permitem evoluir e construir uma vida mais plena. Um Forte Abraço.

      Eliminar