11/02/15

A LIBERDADE DOS PENSAMENTOS E OPINIÕES

LIBERDADE FRASES

Nos dias que correm, quase toda a gente diz aquilo que pensa. Podemos chamar liberdade de expressão, direito à opinião, etc. Que devemos ser livres de pensar aquilo que bem entendermos é algo indiscutível mas, nem sempre exteriorizar os pensamentos tem resultados positivos. O problema de um pensamento sobre determinado assunto não é o pensamento em si. O problema é que a maioria não está disposta a sofrer as consequências que surgem após ele ser manifestado.

Tenho de ser directo: o único local onde somos verdadeiramente livres é dentro da nossa mente! Poderão dizer que vivemos em democracia e que temos o direito a pensar e expressar a nossa opinião livremente. Concordo. Mas pergunto-lhe, será que os benefícios dessa suposta liberdade são palpáveis? Óbvio que não me refiro a opiniões que visem defender os nossos direitos como seres humanos ou cidadãos. Falo especificamente sobre os pensamentos sobre pessoas ou grupos individuais.

Quando vejo os murais das redes sociais a serem invadidos por opiniões acerca de uma figura pública, de um determinado político, líder religioso, clube ou empresa, fico literalmente chocado. Não porque existam opiniões e sim porque sempre que elas surgem, são de teor negativo. Nunca presenciei alguém ter impulso para louvar o trabalho de alguém, muito pelo contrário, o que vejo sempre são facas afiadas e palavras ásperas. 

Peço que se coloque na posição dessas mesmas pessoas que são criticadas constantemente. Será que conseguiria viver com o peso da energia negativa que lhe seria dirigida? Será que conseguiria acordar diariamente com motivação e alegria para viver a vida com intensidade? Será que se sentiria confiante ao caminhar pela rua, cruzando-se com as mesmas pessoas que o criticaram sem um "peso emocional"? A resposta é: não! 

O mais curioso é que a maioria exterioriza os seus pensamentos com rapidez, mas dificilmente aceita uma crítica a si dirigida com a mesma leveza. Costuma-se dizer que quem muito fala da vida dos outros, é porque a sua própria vida não é modelo para ninguém. Mais uma vez concordo. O que tenho visto pela minha constante pesquisa do comportamento humano é que quem mais critica é quem menos vive. Quem está focado no seu bem-estar, nos seus sonhos, metas e objectivos e vive a vida com intensidade tem pouco tempo para pensar ou criticar os outros.

Óbvio que existem excepções mas, de uma forma geral, quem muito tempo dedica a opinar sobre a vida alheia, pouco tempo dedica à sua própria vida. Isto revela um dado curioso. Usar da liberdade de expressão em alguns casos, significa ter menos liberdade na nossa própria vida. O que acho relevante destacar é que existe uma linha ténue que separa a nossa liberdade da liberdade dos outros. Sempre que criticamos negativamente alguém, estamos a castrar a liberdade alheia e isso é algo que pouca gente releva sempre que exterioriza um pensamento.

Sou acima de tudo defensor do respeito pela nossa vida e pela vida dos outros e acredito que por vezes a nossa opinião nada mais é do que uma espada que tem o poder de cortar em pedaços os sonhos de outras pessoas que tal como nós lutam a cada dia pelo seu lugar ao sol. Mais uma vez digo que o único lugar onde somos verdadeiramente livres é dentro da nossa mente. Quando um pensamento permanece na zona de liberdade, temos toda a autonomia para gerir a nossa opinião sem que para isso usemos da nossa capacidade de ferir outra pessoa com ideais diferentes dos nossos.

Por tudo isto, se deseja garantir a sua própria liberdade, respeite a liberdade dos outros. A liberdade é uma estrada de dois sentidos e só com organização e responsabilidade é possível evitar choques e "acidentes".

Lembre-se que: "A SUA LIBERDADE SÓ EXISTE SE RESPEITAR A LIBERDADE DOS OUTROS".

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário