17/09/14

"HOJE NÃO ..."

AS DESCULPAS QUE CRIAMOS

Hoje falo sobre um assunto algo "tabu". Não no sentido de ser um tópico polémico mas porque poucos tendem a reconhecer a sua postura perante as situações que se deparam no seu caminho. "Hoje não ..." é uma das desculpas mais comuns na vida em sociedade. 

Ouvimos e dizemos diariamente frases como:
  • Hoje não posso;
  • Hoje não me dá jeito;
  • Hoje não tenho vontade;
  • Hoje não me apetece;
  • Hoje não tenho disposição;
  • Etc...

É comum e recorrente estarmos em constante postura de recusa, em modo de não aceitação ou ainda, sem vontade para receber de braços abertos as oportunidades que surgem no dia-a-dia. Numa primeira abordagem, podemos confundir essa recusa com problemas de agenda, mas não é nesse ponto que incide este post. O que estou a falar é das situações que vamos adiando vezes e vezes sem conta sem perceber muito bem o porquê, mas que na maioria das vezes, quando acontecem, já não surtem o efeito desejado.

Tenho alguns clientes que tinham este tipo de comportamento. Sabiam que precisavam de dar uma volta de 180º nas suas vidas, sabiam que para isso deveriam parar para reflectir e que ter ajuda externa seria necessária para reorganizar todo o seu cronograma vivencial. Como exemplo, seguiram um conselho de um amigo ou familiar já meu cliente, fizeram a sessão grátis e ficaram 2 ou 3 meses adiando o início do processo. Quando finalmente começaram, ao fim de 2 sessões o sentimento era o mesmo: arrependimento. Arrependimento por não terem começado mais cedo a trabalhar as suas vidas, e a correr atrás de um ideal, perdido algures no tempo.

Temos várias "histórias" que contamos a nós mesmos e que provocam este tipo de postura: 
  • Não é o momento ideal;
  • Estamos muito ocupados;
  • Será melhor numa altura mais calma;
  • Não temos cabeça neste momento;
  • Temos muitos compromissos agora;
  • No próximo ano será melhor;
  • Etc...

Tudo isto é absolutamente comum. Temos sempre tendência para adiar a "revolução" nas nossas vidas porque associamos a ela uma mudança e na maioria das vezes, mesmo que desejemos mudança, não estamos emocionalmente preparados para ela. Trata-se de um contra-senso. Por um lado queremos a mudança mas, por outro lado, não estamos dispostos a "pagar o preço" dessa mudança. É sempre mais confortável adiar algo inevitável porque acreditamos que dessa forma temos controlo sobre a nossa vida. Infelizmente, isso é totalmente errado e inverídico. Adiar a resolução de um problema, a mudança comportamental ou qualquer contorno da nossa vida é dar ênfase ao que não está bem, é semear o sofrimento e a dúvida e, ao mesmo tempo, permitir mais um dia a sobreviver (não a viver).

Depois de ter entrado nesta área de desenvolvimento humano, uma das maiores distinções que aprendi a fazer foi entre viver e sobreviver. No passado, apesar de ter consciência que sempre corri atrás dos meus sonhos, muitas vezes permiti que a minha postura fosse de sobrevivência, de conseguir passar mais um dia e esperar que o amanhã reservasse uma surpresa. Apesar de ter conquistado 90% de todos os meus sonhos, faltaram os 10% que teriam feito toda a diferença. No fundo aprendi que as "surpresas da vida" não são acasos e sim consequências para quem escolhe viver em vez de sobreviver. Quando "vivemos", vemos tudo o que está à nossa volta de forma diferente, sabemos quem somos, sabemos o que queremos, como queremos e quando queremos. Essa postura diferencia os vencedores dos sobreviventes.

Não posso permitir que a qualidade da minha vida seja decidida por terceiros. Cabe-me a mim estabelecer uma meta, focar-me nela a 1000% e dar o primeiro passo. As grandes oportunidades e momentos bons que recordamos, nada mais são que consequências da nossa busca. Se estivermos dispostos a aceitar o "sim" na nossa vida, nunca teremos a sensação de perda porque iremos aproveitar todas as oportunidades que vão surgindo. Na maioria das vezes, numa situação menos positiva que somos forçados a estar presentes, se tivermos uma postura aberta e focada, podemos transformar o barro na peça mais bonita de sempre. Cada um de nós é o criador da sua própria realidade e por isso, devemos saber adoptar novas posturas vivenciais segundo os nossos próprios ideais e os nossos sonhos. 

Deixe de criar desculpas na sua mente e siga em frente. O passado jamais voltará, mas o presente e o futuro podem ser aquilo que você quiser. Saia da sua zona de conforto, suje as suas mãos de lama e trabalhe a sua vida. Só assim será possível limpar de uma vez por todas as impurezas e criar uma nova realidade.

Lembre-se que "ADIAR OS SEUS OBJECTIVOS É  PERMITIR QUE A VIDA PERMANEÇA EM TONS DE CINZA".

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário