27/04/14

SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO

LUIS ALVES COACH

Muitos associam zona de conforto à postura comodista ou sedentária de uma determinada pessoa. Visto por um determinado prisma, não deixa de ser verdade mas, não será com essa visão que irei falar de zona de conforto. Para mim, falar de zona de conforto é abordar um tema delicado no sentido que, de uma forma ou de outra, estamos a mexer em algo que é sagrado na vida de todos nós. Para mim zona de conforto está associada à sensação de segurança que todos nós desejamos ter permanentemente nas nossas vidas. No entanto essa segurança é falsa. Digo falsa pois, ela é volátil e inexistente na maior parte dos casos. Posso então dizer que essa segurança, nada mais é que um campo que delimita o espaço da nossa actuação e que permite ter menos sofrimento na nossa caminhada.

A zona de conforto é uma resposta instintiva da nossa mente. Durante a infância vamos enchendo o nosso subconsciente com crenças, valores, experiências e criando assim uma área à nossa volta que mais tarde vem a assumir o papel da zona de conforto. Sendo assim a zona de conforto é um conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo da vida. Até aqui nada de grave, o problema é quando a nossa vida não é satisfatória e ficamos presos. Não é incomum vermos filhos seguirem a carreira dos pais ou dos avós "porque é tradição familiar", morarem na mesma área geográfica da sua infância, terem o mesmo tipo de carro, vestuário e comunicação de algum familiar que marcou no passado, etc. 

O MEDO
Então, muitos de nós desconhece o seu verdadeiro potencial. Isso acontece por causa da zona de conforto. Fora dela, tudo é desconhecido, instável, imprevisível e raramente queremos esse tipo de sentimentos associados a algo tão precioso como a nossa vida. A zona de conforto pode ser representada por um sentimento, o medo. É isso mesmo. O medo é o que separa a nossa zona de conforto de tudo o resto que ainda não exploramos. Agora pense comigo, será que as pessoas que você admira a nível profissional, pessoal ou social estão nas suas zonas de conforto? Ou será que partiram rumo ao desconhecido impulsionados por um sonho? Garanto que não existe ninguém que você venere que esteja dentro da zona de conforto. Afinal, quem deixa grandes heranças no mundo tem que ser alguém focado e que não tem medo do medo. Parece confuso? O medo nada mais é que um estímulo fisiológico onde a adrenalina entra em acção. Se por um lado a adrenalina pode ser um estimulante, ela provoca também algum descontrolo. Essa sensação é o que tentamos evitar a cada minuto. Apesar disso o medo é algo que só existe com o desconhecido. Então se passar a conhecer ou dominar determinado assunto ou situação o medo desaparece.

Se queremos ter uma vida extraordinária, plena de surpresas, conquistas, felicidade, abundância e prosperidade o medo deve ser algo constante e com quem temos que conviver a cada minuto. Quando falo de medo não falo de viver em constante postura de defesa, muito pelo contrário. O medo é o que separa o sonho da realidade. Assim, se o medo for algo presente, uma coisa poderá ter a certeza, a sua vida poderá ser mais ampla do que alguma vez sonhou. Arrisque, aventure-se, nada existe antes que alguém acredite que é possível. Então vá em frente, saia da sua zona de conforto. Afinal, se nasceu com a capacidade de imaginar e criar imagens na sua mente é sinal que consegue sonhar. E nenhum sonho se torna realidade sem acção!

Lembre-se que: "SAIR DA SUA ZONA DE CONFORTO É ABRIR A PORTA PARA CONQUISTAS EXTRAORDINÁRIAS"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário