04/04/14

PARE DE RECLAMAR!

LUIS ALVES COACHING

Olá a todos. Hoje falarei sobre a "arte de reclamar", sim, porque é preciso arte e muito talento para passar a vida a reclamar de tudo e de todos. Durante um determinado período eu fiz parte desta equipe, e digo-vos, é muito cansativo. Felizmente, comecei a perceber que reclamar de algo não fazia com que a realidade mudasse. Então, passei a tomar outro tipo de atitude. Em primeiro lugar comecei a entender que as situações que não dependem de mim (mesmo que me afectassem) não podiam ser controladas por mim. Depois, comecei a perceber que não posso exigir que as outras pessoas se comportem de acordo com os meus padrões de eficiência ou perfeição. A forma como eu vivo a minha vida é regida pela minha postura e não posso esperar que os outros (que vivem a vida segundo os seus próprios conceitos e crenças) tenham o mesmo tipo de comportamento.

Ter a capacidade de abraçar a realidade tal como ela é, não se trata de uma proeza e sim de uma escolha. Podemos escolher estar em conflito constante com tudo o que nos rodeia, ou podemos optar por entender que temos "o nosso mundo", mas vivemos numa realidade composta pelo "mundo dos outros". Pode parecer confuso mas não é. Cada um de nós vê e interpreta a realidade da forma diferente, então "o meu mundo" é apenas a minha interpretação do meu próprio ambiente. "O mundo dos outros" é a interpretação desses outros do seu próprio ambiente. Dessa forma não podemos esperar que os outros interpretem a vida da mesma maneira. 

Imaginemos que alguém se atrasa para um compromisso. Nós somos pontuais e ficamos eternamente à espera da pessoa, atingindo um estado de impaciência e irritabilidade enorme. Não é pelo facto da pessoa não respeitar o horário que ela nos está a desrespeitar. Essa pessoa apenas não dá importância na sua vida aos horários ou então algum imprevisto ocorreu. Sei que existem momentos em que temos vontade de explodir mas aí teremos apenas dois trabalhos: ficar irritados e superar posteriormente o conflito. A mesma coisa acontece por exemplo em relação à natureza, ora reclamamos por estar calor, ora reclamamos por estar frio, ora reclamamos por estar a chover. O acto de reclamar não vai fazer com que os factos mudem, então temos de nos ajustar à realidade procurando locais frescos, quentes ou secos. Aceitar o que acontece à nossa volta é viver de forma madura e sábia. Reclamar de forma constante é assumir a incapacidade de agir em prol do nosso bem-estar e felicidade.

Lembre-se que "RECLAMAR É VIVER A VIDA EM ESTADO DE CONFLITO PERMANENTE"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário