15/02/14

COMO REVERTER A DEPRESSÃO?

LUIS ALVES LIFE PERFORMANCE

Em primeiro lugar quero esclarecer que não sou médico nem possuo conhecimentos na área profissional de saúde. Este artigo pretende demonstrar como muitas vezes o ser humano tende a interpretar de forma equivocada vários sintomas e os agrava quando procura acompanhamento médico especializado de forma a se poder enquadrar num quadro clínico. O Coaching, o Mentoring e o Holomentoring® são técnicas que podem auxiliar como complemento a um tratamento clínico para depressão e ajudam a compreender os sintomas iniciais de tristeza que frequentemente são confundidos com depressão. A tristeza é pontual e tem início e fim de forma natural, a depressão é um estado mais permanente.

A depressão é mais do que um estado clínico, é sim uma consequência de várias opções pessoais que vamos assumindo no passado e que decorrem por vezes de situações traumáticas ou de descontentamento. Podemos comparar a depressão na maioria das vezes a uma bola de neve que desce a montanha e vai crescendo à medida que vai chegando à base. Muitas vezes questionamos o porquê de certas pessoas não terem tendências depressivas mesmo que as suas vidas estejam cravejadas de problemas graves e nós com algo simples ficamos de imediato em estado frágil, tristes, desanimados, sem vontade de levantar da cama, vontade de comer, perdemos o sentido da vida e passamos a assumir uma postura de sobrevivência e de deixar andar. Mas peço que pergunte a si mesmo com seriedade: não será a depressão uma opção neural, uma consequência que permitimos que aconteça?

Alguma vez já viu pessoas depressivas com uma postura firme e erguida, ou será que as vê sempre com os ombros e cabeça caídos? Alguma vez viu uma pessoa com depressão ter sonhos ou objectivos no presente? Certamente será impossível que veja posturas, comunicação e emoções positivas nessas pessoas, mas será que contrariando essa tendência negativista não seria possível acabar com a tal depressão? Não estou a recomendar que comece a deitar toda a sua medicação no lixo e a deixar o acompanhamento médico, o que estou a sugerir é que comece a rever as suas opções. Você é quem manda no seu corpo, no seu organismo e mente, se você se recusar a entrar no estado depressivo, o corpo é obrigado a reagir de acordo com as suas instruções. Se você mandar sorrir você irá sorrir, se você mandar o corpo ficar erguido e firme, jamais ele vai ficar descaído, se você frequentar locais que lhe lembrem momentos bons, os seus pensamentos recomeçarão a prosperar novamente. Com essas novas atitudes e comunicação, a depressão já não se enquadra mais no seu organismo e todos os sintomas inerentes. Sendo assim, fica claro que você como responsável pelo seu corpo, tem o poder para contrariar todo esse processo depressivo. O seu poder é superior ao que alguma vez imaginou!

O Coaching, o Mentoring e o Holomentoring são técnicas que poderão auxiliar nesta tarefa de forma tremenda e fantástica. O objectivo não é a cura da depressão e sim a sua transformação, a ausência de sintomas depressivos será uma consequência do processo e não se tratará de um processo terapêutico mesmo que os resultados se assemelhem aos obtidos numa terapia. Para mim como Coach e Mentor Profissional, é complicado fazer declarações de algo que é atribuído ao ramo da medicina, e dizer que fazer o processo de desenvolvimento humano Life Performance é o suficiente para que possa reverter a depressão. Então, prefiro dizer que complementar o seu tratamento clínico com o processo de Life Performance é a solução ideal para tratar em simultâneo a patologia ao mesmo tempo em que trabalha a mente, os seus pensamentos, as suas crenças, a forma como vê o mundo, os seus sonhos e objectivos mesmo que no momento eles pareçam ausentes. 

Lembre-se que: "O SEU CORPO SÓ REAGE DE ACORDO COM O QUE VOCÊ LHE ORDENA"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário