28/04/15

COMO COMBATER O DESÂNIMO?

LUIS ALVES FRASES

Sentir desânimo não é algo incomum. Todos nós várias vezes por dia somos invadidos por este sentimento que nos causa mau estar e nos desmotiva, mesmo quando ele surge apenas por uma fracção de segundo. O desânimo confunde-se muitas vezes com frustração mas são sentimentos diferentes. O desânimo é ténue, mais leve e normalmente fácil de combater. Se o ignorarmos e permitirmos que permaneça presente na nossa mente, rapidamente somos atraídos por novos sentimentos, cada vez mais complexos e todos eles de carga negativa. Este é o chamado efeito "bola de neve" que cresce à medida que vai percorrendo a nossa mente.

Quando nos sentimos desanimados, temos tendência para relembrar vários momentos que de uma forma ou de outra não corresponderam às nossas expectativas ou então resultaram em algum tipo de conflito. O desânimo quando não é combatido, funciona como um íman que atrai tudo o que está guardado no nosso inconsciente que justifique o sentimento. É extremamente comum ficarmos desanimados porque algo não correu como esperávamos e rapidamente "lembrarmos" que não é apenas um acto isolado, somos infelizes e "não valemos nada".

A mente humana tem capacidade para ser construtiva e destrutiva. Ela funciona não apenas no mundo exterior, manifestando-se através das nossas acções mas sobretudo no nosso íntimo, onde os danos são muito mais profundos. Antes de mais devemos perceber que apesar da mente por vezes parecer que tem "vontade própria", somos nós os únicos com o poder de decidir a forma como iremos reagir a cada estímulo. Não é porque o sentimento de desânimo nos invade, que somos forçados a baixar os braços, a "vestir" a máscara da tristeza e entrar no modo emocional "vegetativo".

Da mesma forma que o desânimo tem a capacidade de reavivar de forma automática momentos negativos, quando fazemos a opção de o contrariar, conseguimos trazer para nós a lembrança dos momentos de vitória, dos dias em que a felicidade nos invadiu e de todas as conquistas que conseguimos ao longo da nossa vida. A forma mais fácil e rápida de combater o desânimo é por isso mesmo lembrar de elementos positivos ou seja, momentos onde o sentimento principal era construtivo e prazeroso.

Acredito acima de tudo que se soubermos assumir a responsabilidade da gestão dos nossos pensamentos e essencialmente pela forma como reagimos a eles, é possível reverter qualquer padrão comportamental. O desânimo e por consequência a tristeza são eliminados rapidamente quando elevamos a frequência dos nossos pensamentos, e a melhor maneira de o fazer é sem dúvida aceder ao nosso histórico de sucessos, relembrando que vários desafios foram superados e que temos o poder para transformar qualquer situação em vitória.

Lembre-se que: "PARA COMBATER O DESÂNIMO, NADA MELHOR QUE RECORDAR OS MOMENTOS DE VITÓRIA DO PASSADO".

Forte Abraço,
LUIS ALVES


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário