30/04/15

COMO ESCOLHER UM COACH OU MENTOR PROFISSIONAL?

PROCESSO DE MENTORING

Nos últimos dias, tenho debatido com alguns colegas, a qualidade do mercado de Coaching e Mentoring profissional. O Coaching tornou-se um verdadeiro fenómeno mundial e hoje em dia, infelizmente vemos Coaches e Mentores surgirem quase a cada minuto. Esta realidade é de alguma forma preocupante porque com a afluência de pessoas que busca formação na área, torna-se difícil fazer uma triagem dos bons profissionais e dos maus profissionais. Este artigo serve não como crítica directa mas como uma reflexão para que o público perceba que nem sempre o título de Coach e/ou Mentor é sinónimo de qualidade e eficácia.

Como em todas as áreas profissionais existem pessoas competentes e outras nem tanto. Na área do desenvolvimento humano não é diferente. Mas como é possível o cliente saber quem é o Coach ou Mentor ideal para si? Como fazer a selecção entre dezenas ou centenas de profissionais "disponíveis" no mercado? É isso precisamente que pretendo esclarecer. Com este artigo não pretendo "puxar a brasa para a minha sardinha" mas dar dicas essenciais para que o processo de coaching e/ou mentoring não seja uma desilusão para o cliente e para que dessa forma se dignifique a nossa classe que conta com exímios profissionais que tanto beneficiam a vida dos seus clientes.

O primeiro passo, antes de contratar um pacote de desenvolvimento humano deverá ser uma pesquisa de antecedentes. Se o profissional é ou foi referência em uma ou mais áreas e obteve destaque, será fácil pesquisar online por um histórico profissional e comprovar o seu talento e profissionalismo. Atenção para não valorizar apenas dados fornecidos pelo profissional pois muitas vezes o curriculum não é totalmente claro e/ou verídico. Confirme também a formação do profissional e as instituições de ensino que frequentou. Embora não seja obrigatório, uma certificação internacional nesta área é uma mais valia. Caso o profissional possua várias certificações, poderá ser um bom indicador de que se trata de alguém em busca constante por aperfeiçoamento e isso, é sempre benéfico para o cliente.

O segundo passo deverá ser a pesquisa por artigos ou livros, que provem que o profissional tem a competência necessária para o poder ajudar. Se procura um Coach ou Mentor para o ajudar por exemplo na área da economia, nada melhor que contratar um profissional que tenha vasta experiência nesse campo, independente da sua formação em coaching e/ou mentoring. O mesmo se aplica ao Life Coaching. Se procura um Coach ou Mentor na área de Vida, procure conhecer o passado do profissional, os desafios que superou e a sua história. Apesar do Life Coaching ser mais generalista e teoricamente habilitar qualquer profissional formado em instituição credível para o poder ajudar, é importante que possa identificar-se com a pessoa com quem irá trabalhar.

O terceiro passo deverá ser marcar uma sessão de esclarecimento presencial ou online. Fique atento ao vocabulário que o profissional usa, à sua postura, dicção e conhecimento. É fácil perceber se o Coach ou Mentor tem competências para o ajudar em pouco tempo. Perceba se o profissional demonstra segurança nas palavras e acima de tudo de está aberto a ouvir a sua história.

O quarto passo é observar os valores cobrados. Por norma, quando os valores são baixos, desconfie. O valor médio de uma sessão de Coaching oscila entre os 70 e os 100 Euros na Europa e os 200 e os 300 Reais no Brasil. Tenha atenção que existem os chamados profissionais de elite ou seja, que estão no topo da sua carreira e cobram valores por sessão que podem chegar aos 1000 Euros na Europa ou 3000 Reais no Brasil. É importante perceber que os profissionais que cobram mais caro não são necessariamente os melhores mas os mais requisitados e que possuem pouca disponibilidade. Dessa forma os seus preços são elevados pois o seu tempo tem um determinado custo.

Finalmente e assim que contratar um pacote, perceba se o profissional está a arrastar o processo e sugerindo com frequência mais sessões. Por norma os processos de coaching têm cerca de 10 sessões. Já os programas de mentoring têm duração variável e podem durar de alguns meses a vários anos dependendo da vontade e evolução do cliente.

É importante também saber fazer a distinção entre Coaching e Mentoring. O coaching visa sobretudo auxiliar o cliente a fazer a transição entre o estado actual e o estado desejado. Já o mentoring é um processo de partilha de conhecimentos onde o mentor fornece informações válidas e relevantes da sua própria experiência pessoal e/ou profissional e auxilia o cliente a implementar esses conhecimentos na sua própria vida com o objectivo de atingir um nível satisfatório.

Por tudo isto, saiba escolher com consciência e coerência o seu Coach e/ou Mentor. Lembre-se que a postura de cada profissional é individual e não deve ser generalizada. Se teve uma má experiência com um profissional, procure outro com melhores referências e que o possa auxiliar. O Coaching e o Mentoring são essenciais para quem busca excelência e são técnicas que possibilitam o crescimento pessoal e profissional rápido. Fazer um programa de desenvolvimento humano é um investimento e não um gasto e como todos os investimentos é necessário conhecer o mercado e escolher o produto que lhe dará maior rentabilidade.

Lembre-se que: "O SUCESSO DE UM PROCESSO DE COACHING OU MENTORING COMEÇA COM A ESCOLHA DE UM BOM PROFISSIONAL".

Forte Abraço,
LUIS ALVES

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