21/01/15

COMO LIDAR COM INFLUÊNCIAS NEGATIVAS?

COMO LIDAR COM AS INFLUÊNCIAS NEGATIVAS?

Vivemos num mundo que corre a 1000 Km/h. Tudo acontece em ritmo frenético e não é difícil perdermos o foco. Mas o problema não é a quantidade de coisas que acontece à nossa volta e sim o grupo pequeno de pessoas que nos cerca e traz influências negativas. Quando falo de influências negativas não me refiro aos "maus caminhos" tradicionais e sim aos pessimistas, ao que se queixam a cada segundo, aos que adoptam postura de vítima, aos que invejam o sucesso alheio e aos que nos desmotivam em cada projecto.

Todos temos direito à integração social mas quem busca o sucesso como algo constante na sua vida, tem que ter muito cuidado com cada uma das pessoas que selecciona para o seu grupo de amigos. Existem situações onde não podemos fugir da presença destas pessoas, uma é a familiar e a outra é a profissional. Enquanto na familiar temos sempre a possibilidade de argumentar e tentar inspirar a mudança nas pessoas, no âmbito profissional é mais complicado. É frequente vermos os colegas "falar mal" dos patrões, mostrar frustração pelo salário que recebem, criticar as políticas da empresa, tratar os clientes com indiferença e sabotarem as actividades do dia-a-dia. Nesses casos, para evitarmos que essas influências nos desfoquem, devemos a cada minuto recordar o nosso propósito, a nossa missão e reafirmar o compromisso com a disciplina. Só assim é possível ignorar toda essa carga emocional que paira à nossa volta.

No círculo de amigos, as coisas são diferentes. Os amigos são a família do coração ou aquela que escolhemos. No meu novo livro "A Matriz do Sucesso", defendo a criação do "Grupo da Fé" a todos os que buscam o sucesso. O Grupo da Fé é um grupo de amigos, seleccionados com todo o cuidado, que partilham entre si os mesmos ideais, crenças, motivações e objectivos. Apesar da minha recomendação ser voltada para os que buscam optimizar os seus resultados, acredito que independentemente do nome que possamos chamar, o nosso grupo de amigos deve igualmente ser composto por pessoas que nos desafiem, motivem e fomentem a nossa evolução. 

Isto significa que muitas vezes temos de abdicar da companhia de pessoas por quem nutrimos um forte sentimento. Infelizmente essa é a única fórmula para podermos crescer. Quando temos um grupo de amizades que estão enquadrados com os nossos valores, cada um dos elementos irá dar-nos força para permanecermos no nosso caminho. As pessoas cépticas e que acreditam que o sucesso é apenas resultado da "sorte" não nos acrescentam nada e devem ser evitadas mesmo que isso seja doloroso. 

Em relação aos amigos que não queremos perder o que podemos fazer é, mais uma vez, tentar inspira-los para que transformem a sua visão. Não caia no erro de assumir que pode mudar alguém, a única pessoa a quem você consegue mudar é a você mesmo. Em relação aos seus amigos, deixe que os seus triunfos falem por si e com humildade convide-os a lutarem eles também pelos seus próprios sonhos. Evite ficar eternamente à espera da mudança dos amigos que não partilham das suas ambições. Caso fique no ciclo vicioso da espera, deixará que eles o influenciem negativamente e rapidamente perderá o foco. Recorde que não existe vitória sem que esteja disposto a "pagar o preço".

Lembre-se que:  "PESSOAS DE SUCESSO SEGUEM O SEU CAMINHO SEM DESVIAR O OLHAR UM MINUTO. É A DISCIPLINA QUE OS LEVA À VITÓRIA."

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

2 comentários:

  1. Carlos Bernardo21 janeiro, 2015 19:36

    A nível profissional de facto não é fácil. Quando temos no mesmo departamento pessoas que passam todo o santo dia a criticar o mundo e a queixarem-se do governo, da economia e sei lá mais o quê é quase missão impossível! Tenho realmente que me focar mais nos meus próprios objectivos e simplesmente ignorar esse pessimismo senão qualquer dia fico louco. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,

      Seja bem-vindo ao blog.

      Existem ambientes onde realmente parece uma missão impossível. Tal como referi no artigo, o segredo é manter-se focado total e absolutamente nos seus propósitos, só assim é possível abstrair-se desse clima tenso.

      Convivi vários anos com este problema e o que sempre tentei foi inspirar as pessoas à mudança através de uma postura contrária à deles com boa disposição, simpatia e optimismo. Demorou mas o ambiente transformou-se por completo. Sugiro tentar o mesmo, vale a pena o esforço.

      Muita força e obrigado pelo seu comentário.

      Forte Abraço,
      LUIS ALVES

      Eliminar