09/06/14

COMO COMBATER A TRISTEZA?

LUIS ALVES FRASES

A TRISTEZA
Um dos motivos que me levou a escrever o livro "Ser Feliz é Possível", foi o facto de perceber que de forma generalizada uma das condições humanas que mais afecta a vida das pessoas é a tristeza. Aquela sensação de derrota, de sentir que não fazemos parte de algo, de desilusão, de mágoa e de dor. Quando a tristeza nos invade, a nossa postura muda de imediato e ficamos de ombros caídos, rosto sem brilho, e a energia parece que desaparece num abrir e fechar de olhos. A tristeza surge através do nosso campo mental emocional, ele que é um dos grandes responsáveis por uma vida plena de felicidade ou uma vida de altos e baixos constantes.

O PROCESSO MENTAL
O nosso corpo funciona segundo três pilares mentais: O Racional, O Emocional e o Operacional. Eles formam um ciclo que funciona sempre no sentido dos ponteiros do relógio. Alguém em equilíbrio inicia o seu processo mental com a parte racional, passa para o emocional e finalmente termina no operacional. Com a tristeza o ciclo inicia no emocional: Algo de forte impacto acontece e de imediato o nosso pilar emocional entra em acção. Com isso o nosso operacional (aquele que manda no nosso organismo) responde ao estímulo e "manda o corpo" agir na mesma vibração que o emocional. Por fim o racional (que neste caso é o último passo) aceita a nova condição e tenta justificar esse estado. Com isso por vezes temos tendência para intensificar o sentimento, de arranjar 1001 motivos pelos quais nos devemos manter nesse estado e o campo racional assume essa informação como sendo fulcral para o nosso equilíbrio. Com isso inicia o ciclo vicioso que não tem fim. Parece que quanto mais tempo passa, mais tristes ficamos.

A MENTE
É comum ouvirmos dizer que "o tempo cura tudo" o que não deixa de ser verdade. Quando estamos tristes o nosso organismo é afectado na totalidade. Toda a parte biológica entra em desequilíbrio e o nosso campo racional começa, ao fim de algum tempo, a lutar para voltar a encontrar equilíbrio. O nosso corpo é um sistema perfeito e tal como numa comum constipação, lança anticorpos para combater o vírus, ele lança novos pensamentos para combater a tristeza. Cabe a cada um de nós aceitar essa nova realidade e mudar o ciclo para algo neutro ou de carga positiva.

COMO COMBATER A TRISTEZA
A melhor forma de combater a tristeza é através do choque! Temos de "enganar" o processo dos 3 campos mentais através da sua interrupção. Se conseguirmos quebrar um elo de ligação, forçamos a nossa mente a reiniciar e a rodar novo "software mental". Tente contrariar o lógico: se quando está triste o seu corpo fica caído, tente erguer a sua postura, esboçar um sorriso, mandar um grito, comer o seu menu favorito, rever aquele filme de comédia que tanto adora. Contrarie a Tristeza com Alegria! Fale frases positivas, vista-se bem e com cores alegres, elimine da sua comunicação qualquer carga negativa. Aí estará a actuar no campo operacional. Com isso o seu campo mental irá sentir que deve mudar os pensamentos pois algo novo surgiu. Quando voltar a chegar ao campo emocional a informação recebida será positiva e a tristeza será algo do passado. Esta é uma dinâmica que pode fazer sempre que necessitar e várias vezes ao dia no caso de ter tendência para a depressão.

Lembre-se que: "SÓ SE PODE COMBATER A TRISTEZA COMUNICANDO ALEGRIA. ATREVA-SE A SER FELIZ!"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário