20/05/14

SOFRER POR ANTECIPAÇÃO

FRASES MOTIVACIONAIS PROBLEMAS

SOFRER POR ANTECIPAÇÃO
Todos nós já passamos por uma ou mais situações em que deixamos que o nosso estado de ansiedade falasse mais alto. Com ele surge o sofrimento por antecipação. Algo ainda não ocorreu mas, vivemos mental e emocionalmente como se já tivesse ocorrido. Muitos chegam a manifestar este tipo de sintomas durante meses. Muitas vezes, "o tal" acontecimento que nos preocupava acaba por nem existir e chegamos à conclusão que sofremos desnecessariamente. Tudo isto é evitável se aprendermos a controlar a forma como a nossa mente e o nosso emocional reage perante os desafios do dia-a-dia.

TREINAR A MENTE
A primeira coisa que devemos fazer para evitar sofrer por antecipação é olhar para as situações de forma analítica e racional. Observe o problema ou desafio como se estivesse a fazer uma avaliação para aconselhar outra pessoa. Imagine que é um profissional de gestão e que tem que gerir, estudar e solucionar determinada ocorrência. Quando racionalizamos tudo o que acontece na nossa vida, aprendemos a proteger a nossa parte emocional, então o mais prudente é treinar a sua mente para desmembrar o problema e focar-se na possível solução. Quando o faz, está a traçar um plano de acção que de uma forma ou de outra encerra a questão até que chegue o momento de agir. Quando esse momento chega, saberá na sua mente o que fazer e com isso não perde tempo nem foco na sua vida.

TREINAR O EMOCIONAL
O emocional é sempre mais complicado de gerir. Temos tendência a colocar a emoção como o sistema responsável pela avaliação de tudo na vida o que gera sofrimento desnecessário 90% das vezes. Devemos colocar o emocional sempre em segundo plano. Em termos lógico, devemos primeiro racionalizar, depois juntar o emocional e finalmente a nossa parte operacional ou seja, a acção. Quando algo já foi pensado de forma lógica e racional, o impacto emocional é diminuto ou quase inexistente. Aqui o nosso emocional passa a trabalhar a sua parte criativa e não a parte do sofrimento. Quando uma decisão já foi tomada é o emocional que lhe diz como o colocar em prática usando a sua realidade vivencial. Dessa forma consegue evitar o stress, o desconforto, a angústia e o mau estar.

Lembre-se que "OS PROBLEMAS DEVEM SER RESOLVIDOS SEMPRE QUE POSSÍVEL DE FORMA RACIONAL, JÁ QUE O EMOCIONAL COMPROMETE A NOSSA LUCIDEZ"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

2 comentários:

  1. Não costumo ser assim,mas,hoje....madrugada,deixei vir a tona o meu emocional....não gostei,perdi o sono,chorei....e tudo por algo que nem aconteceu ainda....gostei do que li,e,vou colocar a razão na frente....obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de sofrermos por algo que ainda não ocorreu pode atrair esse acontecimento para a nossa vida. Tudo o que nos focamos nós atraímos até nós. Dê uma olhada na aba "Livro" no blog e procure os livros "Ser Feliz É Possível" e "Sem Limites". Recomendo que leia ambos. Tenho a certeza de que irá ajudar imenso na sua vida.

      Forte Abraço,
      LUIS ALVES

      Eliminar