22/12/15

REFLEXÃO DE NATAL

LUIS ALVES COACH


Caro Amigo,

Entramos na recta final do ano e, daqui a alguns dias, celebraremos o Natal. Ao contrário do que é habitual, hoje não irei partilhar um novo vídeo, mas uma história pessoal e que me fez aprender uma grande lição de Vida. Acredito que esta é a melhor altura do ano para que possa reflectir nas minhas palavras.

No passado dia 4 de Dezembro completei sete anos de vida no Brasil. Esta experiência foi maravilhosa, afinal foi nela que encontrei a minha verdadeira vocação e descobri a minha missão de vida. Mas nem tudo foi um mar de rosas e hoje sei que as minhas maiores prioridades não são os compromissos profissionais, os livros que escrevo, os vídeos que gravo, os clientes que atendo e muito menos o tempo que passo a comunicar com todos os que me seguem.

Apesar de cada uma dessas actividades me deixar o coração cheio, descobri que se não souber priorizar os que mais Amo acima de tudo o resto, a Vida pode pregar-me uma grande partida e afasta-los para sempre da minha realidade.

Quatros das pessoas mais importantes na minha vida foram os meus avós. Felizmente tive o privilégio de conviver com todos, em perfeito estado de saúde, até à minha mudança de país. Foi com eles que aprendi grande parte do conhecimento que sustenta os pilares fundamentais do homem que hoje sou.

Assim que cheguei ao Brasil, a magia da descoberta de uma nova vida maravilhou-me. Mil e uma actividades mantiveram-me sempre ocupado. Sem dar por isso, cheguei a passar vários meses sem falar por telefone com os meus avós. Sempre que me lembrava de lhes ligar aparecia algo para fazer e acabava por dizer: "amanhã eu ligo". O problema é que "o amanhã" chegava e mais uma pendência surgia para me desviar do meu caminho. Assim foi durante todos estes anos.

Falava com frequência com os meus pais e com a minha irmã através das redes sociais e de aplicativos de mensagens instantâneas. Mas os meus avós, como pessoas que não usavam as novas tecnologias, exigiam chamadas telefónicas convencionais. Assim sendo, fui adiando sempre mais um dia essas conversas para matar saudades e a vida acabou por me mostrar, da maneira mais dolorosa, o preço a pagar por não priorizar as pessoas que Amo acima de tudo. Ano após ano, cada um deles foi sendo levado para "o outro lado". Em três anos, três partidas. 

Felizmente a minha avó materna ainda está presente neste mundo, mas apenas fisicamente, já que sofre de demência, não fala e está presa a uma cama. Estas partidas foram uma facada no coração e fizeram acordar uma parte de mim, adormecida pelo caminho do sucesso profissional.

De que adiantam as conquistas, se não temos com quem as partilhar? De que adianta Amar, se não soubermos demonstrar esse Amor? Apesar do vazio, hoje exijo a mim mesmo, manter o máximo de contacto possível, com as pessoas que amo apesar das limitações geográficas. Por isso mesmo decidi ao longo deste ano que voltarei a Portugal assim que vender o meu património no Brasil. Não posso continuar afastado daqueles que fazem parte de mim.

Com esta história, a lição que lhe quero passar é: "Ame e Demonstre o seu Amor a cada momento". Não espere pelo amanhã para dar carinho e atenção. Não adie um abraço. Não reagende um simples mas sentido beijo. Lembre-se que um dia pode ser tarde demais.

Durante todo o ano comunique com todos aqueles que têm um lugar especial no seu coração. Não espere pelas datas festivas. Troque afectos sempre e não perca tempo com as banalidades da Vida. De nada adianta tentar construir um império, se por dentro se sente vazio. O nosso valor é medido pelo que habita o nosso coração. O mundo exterior é apenas um reflexo natural da nossa riqueza interior. Quem tem Amor dentro de si e é capaz de o demonstrar frequentemente, terá uma vida próspera e cheia de sorrisos.

Espero que esta história o(a) tenha feito reflectir sobre a sua postura perante aqueles que ama e que neste momento esteja já com o telefone na mão para ligar ao que confortam o seu coração.

Aproveito ainda este momento para lhe desejar a si e a todos os que ama um Santo e Feliz Natal. Que a energia desta quadra fortaleça todos os seus sonhos e que todos os seus desejos possam materializar-se.


Um Forte Abraço Com Carinho,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário