09/12/15

ESTAR ABERTO ÀS MUDANÇAS

ZONA DE CONFORTO

Há alguns meses que não publico um artigo de texto no blog. Vários leitores me têm questionado sobre esta minha decisão. Acredito que devo partilhar com vocês não apenas um esclarecimento, como uma lição que será válida para todos os que me seguem.

Nos dias de hoje vivemos transformações diárias. O que hoje funciona, amanhã pode ficar completamente obsoleto. Foi precisamente o que aconteceu com o trajecto do blog. No início de 2014, as pessoas ainda procuravam artigos escritos e, até ao segundo semestre de 2015, segui essa linha de pensamento. Mas percebi que sempre que um novo vídeo era publicado, não só no blog como no meu canal do YouTube, as visitas disparavam de forma incrível. Em termos de proporção, por cada leitor que lia um artigo escrito, existiam dez a ver o vídeo. Esses dados fizeram-me reflectir bastante sobre o futuro da minha comunicação com os meus leitores e seguidores.

Percebi que o formato de vídeo não apenas me aproxima mais do meu público, como estreita todos os laços. Algumas pessoas poderão discordar e estão no seu direito. No entanto, enquanto empreendedor na área do desenvolvimento humano, devo acima de tudo procurar soluções que sejam ajustadas não só ao meu estilo de vida, como ao estilo de vida dos meus seguidores.

Tudo o que é "novo" é recebido sempre com alguma resistência e eu não sou excepção à regra. Trocar os artigos de texto por vídeo não foi uma decisão fácil até pelo hábito já criado de usar as palavras escritas para me expressar (por isso publiquei 10 livros em menos de 2 anos). Mas querer provar que estou certo, quando o mercado me mostra algo completamente diferente não é persistência mas teimosia. E confesso que fui bastante teimoso... Finalmente comecei a olhar para esta transformação como uma oportunidade de fazer algo novo, de falar sobre assuntos mais profundos e de interagir de forma diferente com todos os que buscam os meus ensinamentos.

Confesso que o resultado foi espantoso! As pessoas começaram a abrir-se mais, a partilhar as suas histórias sem medos e a "espalhar a palavra" como nunca tinha acontecido anteriormente. Percebi de imediato que a minha resistência à mudança deixou de fazer qualquer sentido e assim, esta nova porta que se abriu, permitiu-me atingir os meus objectivos com maior rapidez. E mesmo com todas as dificuldades técnicas que tenho passado nas últimas semanas (problemas no fornecimento de energia eléctrica e internet), consegui aumentar o meu número de seguidores em 30% em apenas 3 meses.

Mais uma vez a vida mostrou-me que estar aberto a mudanças é uma postura de quem busca a excelência. Por vezes o nosso receio ao entrar em território desconhecido afasta-nos dos nossos objectivos. Esta foi mais uma lição que aprendi por instinto. Se por um lado parte de mim "dizia" que os artigos escritos deviam continuam, outra parte "dizia" que os vídeos teriam maior impacto na vida das pessoas. A parte do desconhecido prevaleceu e hoje sinto-me imensamente grato por ter arriscado.

Quantas vezes na sua vida permanece num caminho que acredita que é o certo, apenas porque tem receio de olhar em volta e perceber que o mundo mudou? Quantas vezes sente que entrou numa fase de estagnação apenas porque não quer sair da sua "zona de conforto"? Será que o medo da mudança é de facto real? Será que não chegou o momento de aprender algo novo e remover a "pedra" que está no seu caminho?

Espero os seus comentários.


Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

2 comentários:

  1. Gratidão pelas palavras, Luis.
    Assistir é muito mais prático e fácil do que ler. De fato. É triste ver que esta pressa do "novo século" atingiu até as coisas mais simples.
    Eu, pelo contrário, dispenso os vídeo e priorizo os textos.
    Mas gostei de ver sua opinião e experiência.

    Graças!
    Liam de Melo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Liam,

      Muito obrigado pelo seu comentário. Realmente o formato de vídeo foi algo novo para mim. Atendendo ao facto de que a minha meta era e é alcançar o maior número de pessoas, inspirarando uma transformação nas suas vidas, decidi abraçar as evidências de popularidade do formato e dedicar a minha escrita aos livros.

      Embora tenha escrito dezenas de artigos no blog, hoje sinto que os vídeos conseguem cativar as pessoas neste mundo cada vez mais escasso "de tempo". Por outro lado, essa mudança trouxe-me muito mais liberdade para pesquisa e aprendizagem para futuros livros que venha a publicar.

      Muito Obrigado pela visita.

      Seja sempre Bem-Vindo.

      Forte Abraço,
      LUIS ALVES

      Eliminar