10/04/15

A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PERFIL NAS REDES SOCIAIS

REDES SOCIAIS PROFISSIONAIS

Este artigo hoje sairá um pouco da minha linha editorial mas, acredito que é uma temática pertinente e que merece destaque. Não apenas os meus clientes privados, como leitores e fãs, frequentemente abordam-me para buscar orientação no seu posicionamento no mercado profissional. Com a enorme quantidade de perfis disponíveis nas redes sociais, é essencial dar especial atenção aos pequenos detalhes, que nos permitem destacar num verdadeiro oceano visual.

Recentemente, comecei a dar maior relevância aos meus perfis profissionais. Até à alguns meses atrás, o meu foco incidia apenas na página do Facebook (www.facebook.com/luisalvescoach) mas rapidamente percebi que qualquer parceria comercial, seria muito difícil senão impossível de acontecer nesta plataforma. Por isso mesmo comecei a dar maior ênfase ao meu perfil profissional na rede criada para este propósito: o LinkedIn (br.linkedin.com/in/luisalvescoaching). Rapidamente a minha rede de contactos começou a crescer e percebi de facto que esta é uma rede fulcral para quem deseja crescer na sua vida profissional.

Independentemente da plataforma que escolher para fazer contactos pessoais e/ou profissionais, existem algumas características que são de suma importância para credibilizar não apenas o seu trabalho como também a sua postura social. Falarei aqui não dos perfis pessoais (embora esses tenham igual importância) e sim das páginas e perfis profissionais com especial foco nas duas maiores redes no momento: O Facebook e o LinkedIn.


FACEBOOK

O Facebook perdeu a sua magia inicial no que concerne a posicionamento de mercado. A quantidade de páginas que são criadas a cada dia, inviabilizam qualquer destaque perante o público. As queixam dos profissionais e empresas são frequentes e é perceptível a gigantesca diminuição no alcance de cada actualização perante a comunidade de fãs. Neste aspecto, mesmo com as publicações pagas, a verdade é que não existem garantias para quem pretende chegar ao seu público alvo. 

Para que o perfil profissional possa obter destaque, é necessário que o design seja cuidado, claro e interactivo. A foto de perfil profissional poderá ser composta por um logótipo (caso a empresa seja reconhecida no mercado) ou então uma fotografia do profissional ou no caso de empresa uma fotografia de uma campanha da marca. É fulcral que a foto de perfil possa de alguma forma cativar o internauta, sem isso muito dificilmente a página será visitada com frequência e com isso as publicações terão pouco impacto social. 

A foto da capa deverá ser focada para o tipo de produtos e serviços que a página promove. O visitante deverá perceber com clareza o valor agregado do perfil para que possa voltar frequentemente a ela. É importante usar imagens claras e sem muitos elementos visuais. Em relação às publicações, elas deverão ser mistas ou seja: imagens, links, textos e vídeos. Diversifique sempre o tipo de publicações para poder atingir sempre um maior público. É de suma importância dar especial atenção aos erros ortográficos e ao tipo de imagens que usa. 

Finalmente, preencha com precisão todas as informações no seu perfil. O tempo que investe no preenchimento de todas as informações relativas ao seu perfil profissional, permitem que o ele seja pesquisado com maior clareza e que o futuro fã crie uma ligação emocional com os seus produtos ou serviços. Não menos importante é a frequência com que publica novo conteúdo, tente fazer pelo menos uma publicação diária para que a página não fique "esquecida" no feed dos seus fãs.


LINKEDIN

A proposta do LinkedIn é totalmente diferente do Facebook. Esta é uma rede de e para profissionais. Aqui não terá oportunidade de incluir 1001 fotos de perfil e por isso mesmo é importantíssima a escolha da foto de perfil. Se procura obter credibilidade, escolha uma foto real, sem grandes artifícios ou poses estilísticas. Tente ser natural e se possível use a sua linguagem corporal para transmitir firmeza e segurança. Evite a todo o custo colocar fotos de baixa qualidade, fotos de praia, fotos com óculos de sol ou fotos em que figura com trajes menos apropriados. Poderá parecer algo óbvia esta observação, mas não imagina a quantidade de pessoas que usam a sua "vitrine virtual" de forma errada.

Quem pesquisa um perfil no LinkedIn, procura acima de tudo por uma postura responsável, cuidada e atractiva. Para que o seu perfil possa reunir essas características, observe-o como um curriculum vitae digital. Preencha todos os campos do seu perfil, inclua toda a sua formação académica e técnica, todos os cargos que ocupou e use e abuse de recursos multimédia como sites da empresa, fotos de projectos realizados, referências na imprensa, vídeos, etc. Num histórico profissional convencional (em papel) somos forçados a ser sucintos mas no LinkedIn, temos a possibilidade de ilustrar cada talento e cada competência, por isso mesmo use esses recursos.

A foto da capa também é de suma importância. Tal como no Facebook, use fotos claras e que comuniquem rapidamente quais os produtos ou serviços que oferece ao mercado. Imagine o LinkedIn como um mini website. Explore todos os recursos de forma a que os visitantes possam passar o máximo de tempo possível a visitar o seu perfil. Quanto mais conteúdo incluir, maior afinidade irá criar e com isso estabelecerá um elo profissional. Desse elo poderão surgir propostas, parcerias e finalmente vendas. O LinkedIn é talvez a rede com maior potencial no momento no âmbito profissional, por isso mesmo, leve para a rede, conteúdos nessa mesma linguagem. Faça publicações relevantes, agregue valor à sua rede e junte-se aos grupos da sua área profissional. Um perfil cuidado no LinkedIn é neste momento o seu melhor cartão de visita.

Espero que este artigo tenha agregado valor à sua carreira e ficarei muito grato se deixar o seu feedback nos comentários.

Lembre-se que: "UM BOM PERFIL NAS REDES SOCIAIS É FULCRAL PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL".

Forte Abraço,
LUIS ALVES

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