09/03/15

O MEDO DO FRACASSO

LUIS ALVES COACH

Olá meus Amigos. Sei que tenho andado algo ausente do blog mas garanto-vos que é por uma boa causa. Estou na fase final de preparação do primeiro curso online "Life Performance®". Os cursos online serão sem dúvida alguma uma grande inovação na forma como me comunico com o público. Sobre o primeiro curso "A Matriz do Sucesso", prometo que em breve escreverei um artigo explicando detalhadamente como será formatado, quais os conteúdos incluídos e como se podem inscrever. Para já, vou-vos falar sobre um tema recorrente nas minhas sessões, e que reflecte de alguma forma uma das maiores preocupações da sociedade nos dias de hoje: O Medo do Fracasso.

O Medo do Fracasso é um autêntico vilão na nossa caminhada vivencial. Ele é extremamente poderoso e tem a capacidade de nos manter estáticos muito subtilmente. Acredito que muitos de nós nem pensa nela de forma consciente, mas como o papel do nosso subconsciente é proteger-nos de tudo o que nos causa desconforto, esse medo aparece várias vezes por dia, ou sempre que damos um passo rumo ao desconhecido.

Acredito que uma das principais causas para o fracasso não é a existência de maus produtos ou serviços e sim o facto de permitirmos que tudo o que fazemos seja "temperado" com medo. Fico surpreso com a quantidade de ideias fantásticas que existe na mente de cada pessoa com quem convivo, mas fico igualmente assustado por ver que o medo impede que essas ideias sejam convertidas em acções.

No meu livro "A Matriz do Sucesso", falo sobre a importância de converter pensamentos em acções como a única forma possível de atingir o sucesso. Não existem oportunidades para os que ficam presos à sua zona de conforto no presente e não correm em busca de uma nova realidade. O medo estará sempre presente na nossa vida, isso é um facto. A forma como lidamos com ele e a importância que lhe damos é que faz toda a diferença.

Não pense o leitor que antes de cada livro, de cada novo programa, palestra, seminário ou curso que desenvolvo que não sinto receio ou medo do fracasso. Ele aparece frequentemente para dar "um ar da sua graça". Mas, a fé e a determinação, aliados aos objectivos que me fazem criar algo novo, fazem com que o medo se dissipe rapidamente pois tenho a certeza dentro de mim que cada produto ou serviço que lanço irá causar impacto na vida de todos aqueles a quem me dirijo.

Confesso que tive vários momentos ao longo da minha vida pessoal e profissional, onde o medo falou mais alto e não tive confiança suficiente para prosseguir com os meus projectos. Hoje reconheço que se tivesse enfrentado esse medo, não teria perdido tantas oportunidades com que a vida me brindou. Mas o passado não pode ser alterado e assim sendo, aprendi com ele e não permito mais que o meu presente ou o meu futuro seja conduzido pelo medo.

Na minha actual carreira, a exposição pública é uma realidade e nem todas as pessoas concordam com a minha linha de pensamento. Se eu relevasse o grupo de pessoas que discorda das minhas ideias, estaria não apenas a destruir a minha missão de vida mas também a prejudicar todos os outros que encontram na minha visão e nos meus ensinamentos inspiração para buscar a melhoria das suas vidas.

Enfrentar o medo do fracasso é assumir a responsabilidade pela qualidade do nosso futuro. Ser guerreiro é mais do que uma honra uma obrigação para todos os que desejam encontrar significado maior nesta magnífica experiência chamada vida. Os limites existem apenas na nossa mente, se deixarmos o medo prevalecer na frente de batalha. Se existem ideias dentro da sua mente, gritando para sair cá para fora, encha o seu peito de ar, junte a sua fé e siga em frente. Não olhe para os lados, mantenha-se focado no seu objectivo e não desista até que os seus pensamentos sejam materializados. 

Lembre-se que: "RELEVAR O MEDO DO FRACASSO É ASSINAR UM CONTRATO COM A DERROTA".

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

3 comentários:

  1. Sem dúvida que o medo do fracasso fecha muitas portas. Infelizmente, superar esse medo é uma tarefa complicada quando somos diariamente bombardeados por pessimismo e negatividade. Acredito realmente que é preciso mudar um pouco a mentalidade retrógrada que temos e deixar de achar que só os outros têm direito ao sucesso!

    Muitas pessoas questionam-me como tenho vencido tantas batalhas e a resposta é só uma: persistência. Quando acreditamos muito no que desejamos não há medo que nos vença.

    Parabéns por mais um excelente artigo e bem haja pelos seus livros ser feliz é possível e a matriz do sucesso que me têm ajudado a melhorar consideravelmente a minha qualidade de vida.

    Paulo Sevilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Em primeiro lugar seja bem vindo ao blog.

      Fico muito feliz por saber que existem cada vez mais pessoas a quebrar os paradigmas sociais e a lutar pela vida desejada. O Paulo certamente é uma dessas pessoas.

      Muito obrigado pelo seu comentário e pelo seu feedback em relação aos meus livros. Não imagina o prazer que sinto quando percebo que o meu trabalho tem um impacto positivo na vida dos meus leitores.

      Forte Abraço,
      LUIS ALVES

      Eliminar
    2. Obrigado eu Luís!

      Ambos os livros têm sido transformadores. Na matriz do sucesso encontrei muitas respostas para as minhas perguntas e o ser feliz é possível foi excelente para me reencontrar como pessoa.

      Abraço - Paulo Sevilha

      Eliminar