01/11/14

O ANO ESTÁ A ACABAR, JÁ CONQUISTOU AS SUAS METAS?

METAS NOVO ANO

Pois é, o mês de Novembro chegou, e sem que déssemos por isso o ano está quase a acabar. Este é o momento ideal para reflectir sobre todos os sonhos, metas e objectivos que traçamos ao som das 12 badaladas na passagem do ano 2013 para 2014. Muitas pessoas, começam nesta altura a demonstrar fobias ou frustrações várias, porque a verdade é que pouco ou nada do previsto conseguiram conquistar. Mas não desespere, mesmo que as suas conquistas tenham sido tímidas, o importante é aprender sobre o que faltou e concentrar-se em iniciar 2015 consciente do que precisa ser feito.

Um dos erros mais comuns que cometemos é ignorar as metas não concretizadas no ano corrente quando traçamos novos planos para o novo ano. Isto claro se elas fazem sentido para a nossa vida, e não aquele tipo de desejo passageiro e que em nada nos beneficia a médio ou longo prazo. Existe a tendência para "queimar" os planos do novo ano, quando objectivamos algo que não está ao nosso alcance ou então desejamos algo que sabemos que iremos conquistar de forma natural. Os extremos devem ser evitados a todo o custo no que diz respeito ao novo ciclo que em breve se inicia.

Quando fazemos um cronograma de metas e objectivos, devemos ser realistas mas não podemos esquecer os nossos sonhos. Se muitos dos seus sonhos ainda estão distantes e precisam de um período pré-determinado para acontecerem (Acabar uma licenciatura por exemplo), devemos desmembrar esse sonho em fatias menores e ir conseguindo pequenas conquistas ano após ano até que seja possível atingir a meta final. De nada adianta aspirar metas grandiosas se sabemos que não iremos fazer o mínimo esforço nessa direcção. Isso apenas traz frustração e auto-sabotagem.

Por tudo isto, quando avaliamos o ano que agora termina, devemos ser claros e saber com certeza absoluta, onde iremos concentrar as nossas energias. Não fique a pensar no passado, foque-se no presente e no futuro. Não é porque algo não funcionou ontem que não irá funcionar hoje ou amanhã. A persistência é um dos atributos das pessoas de sucesso, então use e abuse dela. 

Antes de escrever sobre como traçar as metas para o novo ano, peço-lhe que pergunte a si mesmo: "O que eu quero realmente na minha vida?" Escreva tudo num bloco de apontamentos e defina qual o seu objectivo geral na vida. Imagine que tem uma varinha mágica e que hoje, com apenas com um gesto, conseguiria transformar toda a sua vida e conquistar a vida ideal. Pense e escreva como seria essa vida. Dê largas à sua imaginação.

É muito importante que essa vida desejada esteja de acordo com aquilo que você é, com as suas crenças, posturas, etc. De nada adianta desejar a vida de outra pessoa. Crie a vida ideal para VOCÊ. Guarde as suas anotações e acompanhe o blog, em breve irei dar seguimento a este artigo com o próximo passo. Para ficar por dentro de todas as actualizações, basta subscrever o feed introduzindo o seu e-mail no final deste texto. Passará a receber todos os artigos directamente na sua caixa de e-mail sempre que eles forem publicados.

Lembre-se que: "PARA TRAÇAR PLANOS COESOS, É NECESSÁRIO SABER EXACTAMENTE ONDE PRETENDE CHEGAR"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário