27/11/14

COMO LIDAR COM A INVEJA?

A INVEJA DOS OUTROS É A MELHOR PROVA DO SEU SUCESSO

Hoje falo sobre um tema que representa o "pânico" de muitos e o "orgulho" de outros: a Inveja. Pela definição genérica, a "Inveja é o desejo de possuir um bem que pertence ao outro. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia. A inveja é o desejo constante que algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas da vida alheia, é desejar o que o outro possui ou realiza. A inveja está intimamente ligada ao ciúme, no momento que produz desgosto ou tormento ao indivíduo que almeja possuir algo que pertence a outro indivíduo."

Então como devemos lidar com a inveja? Pois bem, se estamos do lado da barreira que recebe a inveja dos outros, apenas devemos vê-la como o reconhecimento de que algo na nossa vida está a brilhar e que essa luz acaba por ofuscar os outros. Até aí tudo bem. O problema é quando deixamos que essa inveja invada o nosso campo mental e emocional. Aí, existe uma série de pensamentos e sentimentos nefastos que parece que são incontroláveis: ora temos sentimento de culpa por ter mais do que os outros, ora começamos a questionar a validade das nossas conquistas, ora deixa-mo-nos abater e vamos perdendo as forças. Ter consciência da inveja dos outros em relação a nós é uma coisa, mas deixar que ela altere a nossa forma de viver já é outra completamente diferente.

O importante é apenas saber reconhecer que ela existe mas, jamais direccionar a nossa atenção para ela. Quando a inveja se torna uma "pedra no sapato", tudo aquilo que conquistamos e que de alguma forma faz "sombra" na vida de outras pessoas fica em risco. As trocas energéticas são muito poderosas na nossa vida e, tendo a inveja carga negativa, ao permitirmos que ela interfira na nossa caminhada, estamos a deixar que ela tenha acção directa nos nossos pensamentos, emoções e acções. Assim, é importante não desviar o nosso foco e muito menos dar atenção às pessoas que tentam de forma inconsciente nos "envenenar" ao falar sobre as pessoas que nos invejam. Mais uma vez, a meditação para limpeza da mente e das cargas emocionais é o caminho mais fácil para superar qualquer adversidade que possa surgir.

Se segue o meu blog à algum tempo, já sabe que recomendo a meditação diária. Ela permite exorcizar qualquer elemento negativo na nossa mente ou no nosso campo emocional. Se a meditação não faz parte da sua rotina, então está na altura de ela passar a ser sua companheira. Depois de usar a meditação para fazer essa limpeza, mantenha o foco nas suas metas e nos seus sonhos. Quem está concentrado nos seus objectivos, não tem tempo disponível para dar atenção a elementos externos. Fica então claro, que a melhor forma de lidar com a inveja é manter-se total e absolutamente focado na SUA vida não permitindo que olhares indiscretos e sentimentos de inferioridade o façam questionar sobre o seu valor e a sua competência.

Por tudo isto, continue com a garra que lhe permitiu conquistar a felicidade e o sucesso e não olhe para trás. O caminho da vitória é sempre para a frente. Seja responsável, solidário e companheiro mas não permita que os outros o obriguem a retroceder na sua jornada. Seja instrumento de inspiração dos outros e ajude a transformar a inveja em vontade de conquistar. Continue a sua jornada de sucesso e nunca baixe os braços!

Lembre-se que "A INVEJA DOS OUTROS É A MELHOR PROVA DO SEU SUCESSO"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário