26/05/14

A CERTEZA DA INCERTEZA

LUIS ALVES FRASES

A CERTEZA DA INCERTEZA
Depois de uma semana atribulada, dividida entre sessões, o lançamento do meu primeiro livro, várias burocracias e análise de parcerias, resolvo hoje falar sobre as incertezas. É notório que o ser humano vive sedento duma vida repleta de certezas. As incertezas são "bichos de sete cabeças" que nos trazem o medo, a angústia e o inevitável comodismo. Nada do que é considerado novo é bem recebido por nós numa fase inicial porque, isso obriga-nos a entrar no caminho do desconhecido. Curiosamente, é no desconhecido que está a fonte da vida, aquela que nos alimenta os pensamentos, os sentimentos, os sonhos e nos faz brilhar.

Sempre que olhamos à nossa frente, só existe uma coisa constante: a mudança. Por mais que tentemos criar âncoras e ficar presos a momentos, a mudança é inevitável e aparece sempre no momento menos desejado. A grande questão é que essas mesmas âncoras que criamos (e que tentamos que criem raízes em determinado momento temporal), são as mesmas que nos impedem de evoluir e crescer como seres humanos. O que faz o "mundo girar" são as incertezas ao contrário do que é comum pensarmos. Se o mundo fosse inundado de certezas, tudo seria estático, inanimado, vazio e cinzento. As incertezas é que promovem a superação, a adaptação e a inovação.

Quando algo nos é garantido à partida, o sentimento associado com a certeza, faz-nos estagnar ou retroceder na nossa caminhada vivencial. Com a certeza vem o tédio e a vida abstracta e pré-concebida. O ser humano nasce com uma ferramenta poderosíssima chamada instinto. É o instinto que nos deveria guiar ao longo dos nossos dias mas, infelizmente, não é isso que acontece. Vivemos numa sociedade que nos fornece um "manual de instruções",  com isso passamos a viver a vida de um personagem social e esquecemos quem somos na nossa essência. As ideias e ideais que temos na sua maioria, são derivados de um processo educativo histórico e evolutivo. No entanto, nada do que nos possa ser transmitido deve representar uma verdade absoluta. O mundo está em constante mutação e o que hoje é uma certeza, amanhã perde validade.

Assim sendo, devemos afastar duma vez por todas o "medo" da incerteza. De nada nos adianta assumir uma postura petrificada perante algo que não conhecemos ou dominamos. Afinal, se pretendemos que a nossa vida se torne memorável, devemos construir algo que até então é inexistente, ou seja, algo incerto. Devemos evitar cair nas armadilhas de certezas que criamos pois são elas, na maioria das vezes, as que nos impedem de avançar. A "luz no fundo do túnel" está muitas vezes mais próxima do que alguma vez podemos imaginar e, sem corrermos riscos, jamais saberemos qual é a sua coloração.

Lembre-se que: "A INCERTEZA É A ÚNICA CERTEZA DA VIDA. ACEITE-A E CONSTRUA O SEU PRÓPRIO DESTINO".

Forte Abraço,
LUIS ALVES 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário