16/03/14

SABER PERDOAR

LUIS ALVES LIFE PERFORMANCE

Hoje decidi escrever sobre um tema que tem sido recorrente nas minhas sessões: saber perdoar. Quase na sua totalidade, todos os clientes que estão no Life Performance, chegam a um momento em que me questionam sobre a "fórmula mágica" para o perdão. De forma equivocada a maioria das pessoas entende o perdão como um acto de fraqueza, como falta de personalidade ou ainda como dar razão à outra pessoa. Quando falamos de transformação pessoal, perdoar nada se relaciona com os conceitos e padrões sociais. Entenda que quando pretendemos evoluir como seres humanos, a maioria dos passos são dados dentro de nós. Nós como principal ferramenta para o Sucesso e Felicidade na Vida, devemos trabalhar todas as mágoas no nosso lado racional, emocional e espiritual. Saber perdoar nada mais é do que tomar uma decisão. Recusar-se a carregar por mais tempo um peso que lhe retira energia vital, e que o impede de caminhar no seu máximo potencial.

Saber perdoar é também exercer a nossa auto-responsabilidade. Qualquer conflito, independentemente da sua origem, motivação ou razão tem as duas "faces da moeda". Mesmo que seja outra pessoa a gerar a situação e que a razão esteja toda do nosso lado, temos sempre alguma culpa no conflito. Certamente estará a pensar: mas se foi o fulano que me agrediu, como posso eu ter culpa? Entenda que na Vida são várias as provações que se deparam no nosso caminho. A forma como reagimos a elas é que faz a diferença entre ter ou não culpa. Imaginemos que esse fulano o agrediu, a tendência natural será para se defender em forma de ataque, ao gerar esse ataque, fulano irá reagir da mesma forma, e cria-se o efeito "bola de neve" até que as energias estejam esgotadas, ou até que algo mais grave seja dito que afasta a possibilidade de uma resolução fácil e pacífica. Sendo assim, se você não der relevância à agressão de fulano e apenas tentar compreender que provavelmente ela é motivada por um frustração da pessoa, irá contrariar a agressão com paz e assim neutralizar o efeito nefasto do conflito. Então antes de mais existe sempre a possibilidade de evitar ter motivos para o perdão, basta apenas entender as palavras como palavras e afastar toda a carga emocional delas, criando assim uma barreira de protecção à sua volta.

Para podermos exercer o perdão dentro de nós, devemos começar por pensar na situação com o máximo detalhe possível. No decorrer da lembrança vamos pensando dentro de nós que não queremos mais carregar essa carga emocional e que tomamos a decisão de limpar isso da nossa mente e do nosso coração. Feche os olhos e imagine que a pessoa que o agrediu está à sua frente. Tente visualizar todas as carências, frustrações, medos e receios dessa pessoa. Entenda que o que ela fez é fruto de desequilíbrio e que dessa forma a acção perde força. Entenda ainda que é um ser humano com defeitos e virtudes tal como você e que comete erros da mesma forma que você comete. Tendo essa imagem de compreensão presente dentro da sua mente, traga o conflito novamente para si e perceba que afinal ele foi apenas fruto do acaso e por isso sem relevância. Fale mentalmente com a pessoa e emita amor, compaixão, compreensão e acolhimento e diga: Eu perdoo-te. Vá mentalmente imaginando uma borracha enorme que apaga cada ataque, cada carga, cada agressão e respire profundamente. Sinta que a cada inspiração capta energia positiva e a cada expiração liberta o conflito. Sinta o perdão e usufrua da leveza que agora sente na sua mente e no seu coração.

Poderá repetir o procedimento frente a frente com a pessoa ou apenas passar à frente e não relevar mais o assunto. Compreenda que apenas se combate ódio, rancor e raiva com amor, compreensão e acolhimento. Neutralize sempre uma carga usando uma carga oposta de igual ou maior intensidade. Veja que perdoar dentro de si mesmo, não é de facto um acto de fraqueza é sim um acto inverso. É algo que o fortalece de forma tremenda e algo nobre e que dignifica o seu "Eu" interior.

Lembre-se que: "SABER PERDOAR É TER EM NOSSA POSSE UMA PODEROSA FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO E DE PAZ" 

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário