09/02/14

A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS

A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS

Uma das primeiras perguntas que as pessoas me fazem é: "Para ser uma pessoa feliz e realizada devo abandonar os meus sonhos?" A minha resposta é: "O que representam os sonhos na sua vida?" Aí um processo de auto análise é iniciado na mente da pessoa, e começam a surgir respostas que não são naquele momento mais do que meros desejos. A maioria das pessoas no mundo hoje em dia, esqueceu o que é sonhar, sim porque o sonho a que me refiro não é a "história" que o nosso cérebro nos conta durante o sono, e sim o sonho de vida, a vocação que nos trás um brilho nos olhos e nos desperta aquele sorriso especial. A maioria da população activa no mundo, trabalha em empresas onde arranja vaga em vez de trabalhar no que gosta e no que lhe dá prazer. Outros estão casados com alguém que não as completa e pelo medo da solidão não transformam as suas vidas. Existem ainda aqueles que se esqueceram o que é ser "eles mesmos" ou seja, vivem castrados por imposições sociais, vivendo o seu dia-a-dia de forma robotizada e mecânica.

A analogia que posso fazer da sociedade actual poderia ser comparada a um esquadrão de robots que seguem-se uns aos outros sem saber muito bem para onde vão nem o porquê de fazerem o que fazem. Vivemos sem dúvida em uma era moderna onde cada vez menos o ser humano tem autonomia nas suas próprias escolhas. Achamos que estamos a tomar uma decisão, mas, no fundo estamos apenas a responder a estímulos que nos são impostos e que nos condicionam o comportamento.

Felizmente existe uma minoria que se recusa a ser igual a todos os outros e a viver segundo padrões sociais pré-estabelecidos. Não é por isso incomum vermos pessoas se destacarem tremendamente em uma altura em que todo o planeta passa por uma suposta "crise". Em Portugal, esta nova condição vivencial derivada de decisões políticas e económicas fez surgir uma nova classe de pessoas: os empreendedores, aqueles que sonharam e tiveram a coragem e determinação para seguir o seu sonho independentemente do clima de pessimismo e desânimo que se instalou um pouco por todo o lado. Essas pessoas, provavelmente não sabem o porquê do seu sucesso porque nunca fizeram mais nada na vida do que correr atrás dos seus ideais, ou seja dos seus sonhos!

Quando sonhamos, mesmo que nos pareça que por vezes os sonhos são "impossíveis" de alcançar, tudo à nossa volta se transforma, e mais cedo ou mais tarde, aquilo que desejamos com toda a força é uma inevitável realidade. Sendo assim, deixo-lhe um desafio: recorde qual era o seu maior sonho do passado, aquele onde se conseguia visualizar como parte de um cenário mágico e onde sentia que tinha atingido o seu máximo potencial. Pense nos motivos que o fizeram desistir de perseguir esse sonho e pense como poderia hoje voltar a lutar por ele. Nunca é tarde para começar ou recomeçar. Por vezes são os momentos de tempestade que nos dão a oportunidade de aprendermos a construir um abrigo.

Por isso lembre-se: "ACREDITE NOS SEUS SONHOS E OUSE TORNA-LOS REALIDADE"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário