11/03/16

SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MULHERES IGUALDADE

No dia 8 de Março comemorou-se o dia internacional da Mulher. Alguns leitores e seguidores certamente ficaram curiosos, e questionaram-se do porquê de eu não ter feito uma manifestação pública nas redes sociais, dirigida ao sexo feminino. Depois de alguns meses sem publicar um artigo exclusivamente em texto no blog, acredito que chegou a hora de abrir uma excepção, para dar a minha justificação sobre essa minha decisão.

Cada vez menos abro espaço para a hipocrisia na minha vida. Não só não a tolero nos outros como não permito que ela faça parte da minha postura. Sempre que um determinado dia internacional é celebrado, somos invadidos por uma dose quase insustentável dessa mesma hipocrisia. Sempre que posso, evito ler as múltiplas "manifestações" e "homenagens" que se multiplicam em qualquer feed de notícias de uma qualquer rede social. Ora se dá os parabéns às mulheres, às crianças, aos animais, a estes e também àqueles outros. Enfim, uma espécie de mensagens automatizadas apenas para que socialmente a pessoa não seja mal vista.

Este ano decidi colocar apenas uma breve frase no meu pensamento do dia. Pensamento esse que em nada foi relacionado com a data comemorativa. A minha rede de leitores, seguidores, subscritores, alunos e fãs é composta por cerca de 70% de público feminino. Ás mulheres que apoiam o meu trabalho devo quase tudo. São elas que me estimulam, que fomentam a discussão construtiva, que dão apoio e acima de tudo que lutam com foco para melhorar as suas vidas. Sem dúvida tem sido um absoluto prazer inspirar cada uma delas. Mas quem conhece o meu trabalho e postura sabe que a minha manifestação de respeito, carinho e admiração para com elas é algo diário. Em momento algum eu excluo um determinado grupo de género, idade, raça ou condição social. Essa minha conduta é permanente e não apenas em "datas festivas".

No dia internacional da Mulher discute-se a igualdade de oportunidades, a independência e todo e qualquer assunto que valorize as mulheres. No entanto, durante o resto do ano, somos envolvidos por uma série de clichés machistas que em nada dignificam o sexo responsável pela geração de cada um dos seres humanos que pisam este planeta. Ora as mulheres conduzem mal, ora são "doentes" por roupa e sapatos, ora gastam fortunas em beleza, ora são "incompetentes" em cargos de liderança, ora supostamente não têm força para determinadas tarefas, ora isto, ora aquilo... Quase todos os dias vemos algum tipo de "piada" depreciativa em relação às mulheres. Mas no dia internacional da Mulher, de repente, e segundo o que se pode ver nas redes sociais, elas viram "santas". É esta hipocrisia que me dá a volta ao estômago. Aqui se aplica o conceito: "de bestial a besta".

Será que tratar as mulheres como princesas no seu dia é suficiente para apagar dos seus corações a constante pressão e exclusão que sofrem nas nossas sociedades? Será que é o ramo de flores nas datas festivas que elimina as palavras mal ditas, os insultos e os maus tratos? Será que é uma frase nas redes sociais que lava as mágoas de uma mãe que é infernizada dia após dia pelos filhos? Meus amigos, não contem comigo para prestar esse papel. Para mim a vida da mulher é para ser celebrada todos os dias e não apenas nas datas socialmente aceites.

As mulheres são as nossas mães, companheiras, filhas, amigas e colegas. Apelidadas frequentemente de "sexo fraco", elas demonstram com vigor que não existe maior força no mundo do que a delas. Elas conhecem de perto o perdão, o amor incondicional, o sacrifício, os abraços e dão o seu ombro sem reservas sempre que alguém dele precisa. Elas são exemplares "trabalhadoras" capazes de executar 1001 tarefas sem nunca reclamar. São elas que no seu ventre carregam o futuro e evolução da raça humana. Celebrar a vida das mulheres num dia específico é algo insuficiente, esta celebração tem que ser constante!

Raramente me expresso desta forma mas não poderia deixar de partilhar esta minha opinião que estou certo que será semelhante à de milhares de pessoas que preferem manter o silêncio. Tenho consciência de que a minha visão tem impacto nos meus seguidores e foi esse o motivo que me fez escrever este texto. Se eu conseguir ampliar os horizontes de algumas pessoas e inspirar a uma mudança comportamental, sei que cumpri com a minha missão. Independentemente deste artigo transformar ou não a mentalidade do leitor, sei que pelo menos ele trará uma reflexão e isso é o mais valioso.

Acredito na celebração diária da Vida, e de todos aqueles que co-habitam este planeta. Acredito que as mudanças não ocorrem através de festejos em datas pontuais, mas através de luta constante. Acredito que as homenagens devem acontecer em vida e não após a morte. Acredito que as palavras são vagas se não forem acompanhadas por atitudes. Enfim, acredito que é urgente mudar a nossa mentalidade social e de uma vez por todas viver em pleno equilíbrio e igualdade junto a esta que é a massa mais heterogénea de sempre na história humana.



Qual a sua visão sobre este tema? Partilhe a sua opinião nos comentários. A sua opinião é muito importante para mim.

PS - Se gostou deste artigo, partilhe-o com os seus amigos. Basta usar a barra lateral do lado esquerdo e escolher a sua rede social preferida ou então encaminhar via e-mail.

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário