04/12/14

SERÁ POSSÍVEL RECOMEÇAR?

QUEBRAR A BARREIRA DO IMPOSSÍVEL

Já alguma vez parou para pensar na hipótese de ser possível voltar atrás e recomeçar a sua vida? Será que faria exactamente as mesmas coisas, ou tem consciência de que poderia ter feito muito mais? Será que as suas habilidades e competências seriam as mesmas, ou teria corrido atrás de um outro ideal de vida? Será que teria o nível de vida actual ou estaria num patamar superior? Será que teria passado pelas mesmas provações ou usaria a sua garra interior para as superar rapidamente? 

Se fizer estas perguntas a qualquer pessoa, a sua reposta é na sua maioria das vezes focada para mais resultados, melhor qualidade de vida, menos sofrimento e mais momentos de felicidade. No fundo cada um de nós, ao olhar para o passado tem noção que perdeu as melhores oportunidades da sua vida. Essas mesmas oportunidades não voltam mais. Muitos quando se apercebem disto adoptam uma postura de sobrevivência e simplesmente baixam os braços, aceitando o futuro "que a vida lhes trará". É triste quando chegamos a esta conclusão, de que o passado não volta e que o futuro é incerto...

Mas pense comigo, se conseguimos tão bem pensar numa reformulação do passado, porque não temos a mesma criatividade e energia para traçar o nosso futuro? Será receio do desconhecido, ou apenas a incerteza do destino que queremos alcançar? Meus amigos, quem sabe onde quer chegar não precisa de conhecer as pedras do caminho, precisa sim de aprender a "saltar" por cima delas. Nenhum atleta profissional conhece os seus limites se na sua mente apenas estiver a vitória. Conhecemos por todo mundo histórias de pessoas comuns como eu e você que conseguem materializar verdadeiros milagres.

Normalmente o ser humano, acredita que se algo ainda não foi feito ou algum desafio superado, nada nem ninguém o conseguirá fazer. Vira assunto "proibido" na nossa mente. Dizemos muitas vezes: "se tantos tentaram e ninguém conseguiu até hoje, é porque não é possível". Vou contar-vos uma história. Desde sempre o Monte Everest sempre foi local de interesse para os alpinistas. Durante décadas várias foram as pessoas que tentaram escalar até ao topo e afirmavam ser impossível. Muitos inclusive perderam as suas vidas ao tentarem. Mas, quando em 1953 o neo-zelandês Edmund Hillary e o nepalês Sherpa Tenzing Norgay conseguiram esse feito, uma nova realidade foi aberta: era possível chegar ao topo. Desde essa data milhares de pessoas já conseguiram o mesmo feito. Isto mostra-nos que na maioria das vezes, o saber que é possível abre um novo mapa energético dentro de nós. Afinal se os outros conseguiram então é alcançável. 

Outra história conta-nos que os atletas consideravam impossível correr uma milha (1,6 Kms) em 4 minutos. Vários haviam tentado e simplesmente chegavam à conclusão que era impossível. Mas o atleta inglês Roger Bannister pensou diferente. Ele criou a imagem na sua mente de que era possível e durante meses, foi adaptando o seu estilo para conseguir atingir essa meta. Em 1954, Bannister conseguiu quebrar essa barreira. De forma incrível, desde essa data, dezenas de milhar de pessoas já o conseguiram. Até adolescentes sem qualquer preparação física profissional já o fizeram. Essa marca outrora considerada impossível, acabou por se tornar banal. E tudo isto porquê? Porque alguém "atreveu-se" a quebrar um paradigma, aquele que ditava que algo era impossível.

Agora pergunto-lhe... Ao realizar a reflexão que sugeri no início deste artigo, certamente pensou que faria muita coisa diferente, precisamente porque alguém lhe serviu de inspiração. Pode ainda ter acontecido acreditar que, com os conhecimentos que tem hoje, teria conseguido superar as adversidades de forma simples e não fazendo um "bicho de sete cabeças" como no passado. O que lhe quero demonstrar com tudo isto é que os limites da sua vida, são apenas e só impostos por você. Eu mesmo ao longo da minha vida, consegui conquistar "troféus vivenciais" que todas as pessoas sem excepção me diziam ser impossíveis.

Como não sabemos o que existe do lado de lá desta caminhada, observe o seu presente como um potencial para criar o seu futuro desejado. Acredite que o futuro pode ser aquilo que você quiser, tem apenas e só que estar disposto a acreditar e a trabalhar a cada dia na conquista dos seus sonhos. Não deixe que a vida passe em modo de piloto automático. Tome o leme da sua vida, navegue no mar turbulento mas com a certeza de que irá atracar em bom porto.

Lembre-se que: "NÃO EXISTEM LIMITES NA VIDA DOS QUE SE ATREVEM A QUEBRAR A BARREIRA DO IMPOSSÍVEL"

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário