09/07/15

AMIZADES TÓXICAS

MAUS AMIGOS

Nos últimos meses, um dos melhores conhecimentos que adquiri nesta carreira na área do desenvolvimento humano, foi o de eliminar as amizades e relacionamentos tóxicos. A vida acontece com tamanha rapidez que raramente paramos para pensar nas pessoas que estão à nossa volta e na validade dos nossos relacionamentos. As amizades surgem num patamar superior porque presume-se que esse laço tenha maior profundidade na nossa vida.

Ter amigos é algo fantástico e que nos afaga a alma mas será que as pessoas a quem chamamos de amigos nutrem o nosso espírito, ou por outro lado são fonte de "toxinas" na nossa vida? Será que a nossa má disposição sempre que convivemos com determinadas pessoas é apenas coincidência, ou será que a carga negativas desses "amigos" é tão forte que nos deixa arrasados?

Sou defensor de que só atraímos para a nossa vida pessoas que estejam na mesma frequência mental e emocional que nós. Se sou uma pessoa alegre e bem disposta, carinhosa e compreensiva, irei certamente atrair outras pessoas que se enquadrem nesse perfil. Mas nem sempre isso é algo natural. Por vezes herdamos relacionamentos com pessoas totalmente opostas à nossa essência. É comum essas pessoas aproximarem-se de nós por admiração e porque sabem que a sua convivência connosco lhes traz bem-estar. O problema é quando nos sentimos esgotados porque a nossa energia nos é sugada até à última gota.

O termo "Amizades Tóxicas" pode aplicar-se em várias vertentes e realidades. Uma boa amizade deve ter a capacidade para despertar o melhor de nós e não nos deixar de rastos. Existem pessoas que vivem com uma carga de pessimismo tão elevada que contagiam todos à sua volta. Ora são problemas pessoais, crises profissionais, desemprego, política, saúde, educação, parece que nunca estão satisfeitos com a vida. Mais grave que isso, não fazem nada para alterar essa realidade. A postura de vitimização é-lhes confortável porque acreditam que assim obtêm maior solidariedade do grupo social. O problema é que essa ladainha viciada acaba por nos trazer um grau tóxico e que nos sufoca com frequência.

Não sou coleccionador de amigos, não tenho qualquer mais valia na minha vida em dizer que tenho 1001 amigos. Sinto-me extremamente rico por poder dizer que tenho 10 grandes amigos e muitos conhecidos. Isto significa que quem faz parte da minha vida, está de acordo com a minha "dieta" mental e emocional. Pessoas que tendem a diminuir o meu sorriso não são consideradas no meu menu vivencial.

Lido com imensas pessoas pessimistas em termos profissional, afinal se a vida das pessoas fosse perfeita, dificilmente estaria com uma agenda lotada. Mas o curioso é que cada um dos meus clientes em pouco tempo torna-se num verdadeiro amigo. Isto porque está na mesma vibração de evolução e busca pelo bem-estar que eu sempre exteriorizei. O pessimismo dá origem ao optimismo e a negatividade dá lugar à fé e à esperança. 

Agora eu pergunto: Quando foi a última vez que realizou uma desintoxicação nos seus relacionamentos? Quando foi a última vez que escolheu com precisão as pessoas com quem convive do menu da vida? Será que as suas amizades lhe agregam valor ou lhe trazem momentos de depressão?

Lembre-se: "AMIZADES TÓXICAS SÃO COMO UM VÍRUS QUE NOS SUGA A ENERGIA VITAL E NOS DEIXA DEBILITADOS"

Forte Abraço,
LUIS ALVES 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário