22/05/15

O POTENCIAL É IMPORTANTE PARA O SUCESSO?

IDEIAS FRACAS

Muitas pessoas perguntam-me frequentemente se "o potencial" é importante para o sucesso. De uma forma ou de outra, existe a crença de que para se vencer na vida, é necessário termos um talento ou uma aptidão extraordinária em determinada área. Pois bem, se me perguntasse há alguns anos atrás, certamente lhe responderia que o potencial é o que separa as pessoas de sucesso do resto da população mas hoje, a minha resposta é totalmente oposta. Nos últimos anos estudei exaustivamente a vida das pessoas com maior sucesso mundial e percebi que o potencial torna-se irrelevante sem um "ingrediente secreto": a acção!

O que podemos analisar ao estudar os casos de sucesso global mais recentes é que não foi o potencial que trouxe os resultados de destaque e sim uma vontade "louca" pela vitória e trabalho no terreno. De nada adianta ter talento, amplo conhecimento, aptidão ou potencial se esses elementos não chegam a ver "a luz do dia". As figuras de maior sucesso no mundo não são portadores de toda a sabedoria e sim de uma ideia que fervilha nos seus pensamentos e que urge pela concretização. As pessoas de sucesso não são absolutas, não são elas as portadoras de todos os elementos vitais para a vitória. Elas fazem-se acompanhar por outras pessoas que completem o puzzle.

Pessoas de sucesso são acima de tudo líderes e têm uma fantástica capacidade de delegar tarefas. São os elementos que as envolvem que possuem o tal potencial, que neste caso se não foi trabalhado com foco não trás os resultados esperados. De nada adianta ter boas ideias se elas habitarem apenas e só no nosso pensamento. Por vezes ideias fracas resultam em casos de sucesso porque são coladas em prática de imediato. Aí existe a possibilidade de analisar o caminho que está a ser percorrido, de fazer melhorias e de ir subindo a fasquia. Boas ideias são "perdidas" a cada segundo, porque permitimos que a preguiça ou o medo impeçam a sua realização.

Se potencial fosse sinónimo de sucesso, 99% da população seria bem sucedida e vitoriosa mas infelizmente não é isso que acontece. Uma ideia "em estado bruto" tem muito mais hipóteses de ser concretizada se for imediatamente colocada em prática do que se esperarmos pelas condições ideais à sua materialização. Por isso mesmo, não tenha receio que lhe falte potencial, seja um produtor mais do que um criativo e não deixe para o futuro a implementação das suas ideias. Comece hoje mesmo a dar pequenos passos que o aproximam da linha da vitória.

Lembre-se que: "MAIS VALE UM IDIOTA QUE COLOCA EM PRÁTICA UMA IDEIA FRACA, QUE UM SÁBIO QUE VIVE DE IDEIAS PODEROSAS QUE RESIDEM APENAS NO SEU PENSAMENTO".

Uma boa forma de obter o sucesso através da implementação das suas ideias é ter orientação de um coach / mentor. Se não possui recursos suficientes para investir num programa de Coaching ou Mentoring individual, a solução ideal é o curso online "A Matriz do Sucesso". Para saber tudo sobre o curso, clique aqui.

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário