29/12/14

ESPECIAL: METAS PARA 2015

COMO TRAÇAR METAS PARA 2015

Tal como prometido, hoje escrevo sobre o tão desejado tema "Metas para 2015". Nestes últimos dias do ano, a excitação pela chegada do ano novo, leva-nos a ambicionar a concretização de novos desejos e novas metas. Por isso mesmo, e porque acredito que é na gestão de metas e objectivos que podemos tornar o nosso ano produtivo, irei partilhar com todos os leitores este artigo que será algo extenso mas necessário para que chegue ao fim do próximo ano com a sensação de missão cumprida.

Antes de começar devemos relevar 3 características essenciais e que deverão servir de base para a formatação de metas. 

Para que uma meta seja bem definida ela deve conter:

  • Resultados focados - Assim que perceber o porquê das suas metas já avançou 90% no caminho para a sua concretização;
  • Alinhamento com os seus próprios valores - Quanto mais as suas metas estiverem enquadradas com os seus valores internos, mais rapidamente elas serão alcançadas; 
  • Carácter Positivo - As suas metas devem ser formuladas sempre com foco no positivo, por exemplo: "Quero ter unhas saudáveis" em vez de "Quero deixar de roer as unhas";
As suas metas para 2015 devem igualmente obedecer a 4 regras. Estas regras são na minha opinião, o que diferencia uma meta vaga de uma meta possível de concretizar. Por vezes não temos consciência destes pequenos detalhes e acabamos por sabotar os nossos desejos.

Para que uma meta seja bem definida ela deve ser: 

  • Específica - Para que saiba exactamente o que está a tentar alcançar;
  • Mensurável - Para que saiba quando a alcançou;
  • Orientada para a acção - Para que consiga fazer algo para a alcançar;
  • Limitada a um prazo - Para que estabeleça uma data limite para a alcançar;
Vou agora falar sobre os 8 pilares essenciais para fazer o seu cronograma de metas para 2015. Opto sempre por dividir as metas por pilares porque facilita a reflexão. Caso defina metas globais, elas podem tornar-se demasiado grandes e rapidamente vem a preguiça e o medo e raramente damos os passos necessários para permitir a sua concretização.

Os 8 Pilares da vida:
  • Saúde
  • Lazer
  • Financeiro
  • Profissional
  • Conjugal
  • Familiar
  • Intelectual
  • Espiritual
Para cada um desses pilares irá formatar uma meta para o novo ano. É importante que faça uma profunda reflexão sobre cada um desses pilares obedecendo às 3 características e as 4 regras que referi anteriormente. Vamos agora observar o que está incluído em cada um dos pilares para facilitar o seu trabalho.

Saúde - Neste pilar, deve pensar em tudo o que seja relacionado com o seu bem-estar físico. Pode reflectir por exemplo, se está na sua melhor forma física, com um peso saudável, se a sua alimentação é adequada, se tem vícios prejudiciais à saúde, etc. Pode ainda relevar se cuida do seu corpo, cabelo e rosto. Deve ainda considerar se faz o check-up médico anual, exames regulares, se visita o dentista de seis em seis meses e se cumpre as recomendações médicas no caso de existir alguma condição que afecte a sua saúde.

Lazer - Aqui deverá relevar as actividades dos tempos livres e todos os hábitos que o auxiliam a relaxar e a divertir-se. Faça uma reflexão sobre o tempo que dedica aos seus amigos, a quantidade de vezes que vai ao cinema, jantar fora ou a um clube. Poderá igualmente ponderar os momentos em que fica em casa apreciando um bom livro, um bom filme ou um bom álbum de música. É extremamente importante que consiga ter a cada dia, um momento apenas seu, onde consegue descomprimir e equilibrar as suas energias numa actividade que lhe proporciona prazer. Neste pilar deverá igualmente incluir os seus hobbies. 

Financeiro - O campo financeiro não tem necessariamente a ver com a sua profissão de forma isolada. Ele deve incluir todas as fontes de rendimento mensais. Neste campo agregamos muitas vezes o rendimento do nosso cônjuge, os lucros dos nossos investimentos, rendas de imóveis, vendas de património, etc. Deverá pensar em todas as ferramentas que tem à sua disposição como potenciais fontes de rendimento. Identifique tudo o que tem na sua vida e que lhe permite gerar capital a cada mês. A forma como gere, poupa e consegue fazer render os seus ganhos, deve também ser considerada.

Profissional - Tal como seria de esperar, aqui agregará tudo o que é actividade que desenvolve profissionalmente. Será necessário separar as actividades que classifica como hobbies pois, neste pilar, deve focar-se apenas em actividades que geram rendimento. Aqui, será importante focar-se na progressão da carreira, área profissional, conhecimento pessoal para desempenho em determinada função ou negócio e tudo o que lhe seja inerente. 

Conjugal - No pilar conjugal deverá incluir o seu relacionamento amoroso. Caso seja casado ou possua um relacionamento estável, releve como acontece a comunicação, os momentos de intimidade, o grau de satisfação, etc. Releve da mesma forma a importância dos factores externos no seu relacionamento. Pense na atenção que dedica ao seu parceiro e analise se vem correspondendo às necessidades de ambos. Caso seja solteiro e não esteja num relacionamento no momento, faça uma reflexão sobre a importância de um companheiro na sua vida para o seu equilíbrio emocional. Questione-se sobre o impacto que um relacionamento estável tem no seu bem-estar.

Familiar - A família é um pilar extremamente relevante nas nossas vidas e, por família, deve incluir não apenas a família de sangue mas também os amigos. Os amigos representam a nossa “família de escolha”. Quando avalia o campo familiar, deve ter em atenção o tipo de relacionamento com as pessoas, o sentimento que nutre por elas, a gestão de conflitos, o equilíbrio e a segurança que os seus familiares lhe proporcionam. A família é como um ninho, onde voltamos quando precisamos de protecção. Deve igualmente incluir os filhos neste campo. É extremamente importante que pense sobre o seu relacionamento com eles, a forma como acontece a comunicação, o grau de intimidade e respeito, etc. O mesmo em relação aos amigos, pense na forma como comunicam, o respeito, o grau de intimidade, confiança, etc.

Intelectual - Neste pilar, deve considerar a forma como consegue processar as informações na sua mente, a sua capacidade de concentração, a forma como elabora um raciocínio e os seus conhecimentos. Deverá ainda ponderar sobre a sua cultura geral e a sua formação académica, técnica e/ou profissional. É importante também reflectir se existe o hábito de procurar constantemente adquirir novos conhecimentos na área pessoal e/ou profissional de forma a desenvolver mais o seu intelecto. É neste pilar que deve igualmente avaliar se participa em palestras, seminários ou workshops de desenvolvimento humano com regularidade ou se procura literatura de auto ajuda como forma de complementar os seus conhecimentos vivenciais.

Espiritual - Neste pilar está incluída uma importante parte das nossas vidas e não é necessariamente associado à religião e sim à fé. No campo espiritual, encontramos tudo o que não é palpável e que representa quem somos na nossa essência existencial. O lado espiritual está amplamente associado ao nosso emocional e a tudo o que nos move de forma não explícita. Podemos falar em alma, podemos falar em equilíbrio com a vida, com o mundo, com a natureza, em crenças, em entidades superiores, etc. O pilar espiritual é sem dúvida onde alojamos o nosso “Eu” interior e onde temos todos os nossos tesouros.
Depois de ler todas as dicas, prepare o seu bloco de notas, arregace as mangas e comece a traçar as suas metas para o novo ano. Vou utilizar a forma mais simples de formulação para não complicar esta tarefa. Utilizo nas minhas sessões várias ferramentas alternativas mas como não conheço a sua vida em detalhe, vou apresentar-lhe um método básico e que funciona para quase todas as pessoas. Vamos utilizar um exemplo para o pilar profissional.

META: AUMENTAR 50% O VOLUME DE VENDAS MENSAL;

Data Limite: 30 de Setembro de 2015

Plano de Acção:

1º Fazer curso de formação em vendas;
2º Criar uma base de dados de potenciais clientes para contacto;
3º Ler revistas e publicações da especialidade diariamente;
4º Chegar pontualmente no local de trabalho;
5º Cuidar da minha apresentação e marketing pessoal;
6º Saber em detalhe todas as características dos produtos ou serviço que comercializo.

Este é um exemplo básico de uma meta profissional. Repare que após a definição da meta e o estabelecer da data limite para a sua concretização, foi elaborado um plano de acção. No plano de acção, deverá pensar em tudo o que pode fazer ao longo do ano e que lhe permitirá aproximar do seu destino nesse pilar. Cada caso deve ser analisado com rigor e de acordo com a sua própria realidade. Este é um exemplo mais uma vez genérico apenas para que perceba a forma como deve elaborar as suas metas para 2015.

Poderá incluir depois de cada elemento do Plano de Acção, um quadrado para que possa marcar assim que for concluindo cada uma das tarefas que definiu. Perceba que é extremamente relevante que vá cumprindo cada passo, e assim criar disciplina e optimização do seu tempo. Se considerar útil, poderá colocar uma data limite ou de início (caso seja algum hábito novo a seguir no futuro) para cada um dos passos do plano de acção:

1º Fazer curso de formação em vendas;
Data Limite: 1 de Março de 2015

2º Criar uma base de dados de potenciais clientes para contacto;
Data Limite: 30 de Março de 2015

3º Ler revistas e publicações da especialidade diariamente;
Data de início: 15 de Janeiro de 2015

4º Chegar pontualmente no local de trabalho;
Data de início: 5 de Janeiro de 2015

5º Cuidar da minha apresentação e marketing pessoal;
Data de início: 5 de Janeiro de 2015

6º Saber em detalhe todas as características dos produtos ou serviço que comercializo;
Data de Início: 1 de Maio de 2015

Agora que já compreendeu a fórmula correcta para traçar as suas metas, aplique-se a fundo até dia 31 de Dezembro e celebre as 12 badaladas com optimismo e compromisso de tornar o novo ano o melhor ano da sua vida! Mantenha o seu foco aprumado e não desista até conquistar todos os seus objectivos. Lembre-se que ao estabelecer metas para o novo ano, deve acima de tudo estar a formalizar um contrato consigo mesmo e a assumir o compromisso de lutar pela vida que deseja. Assim sendo, mantenha-se motivado e não releve os obstáculos. Se conseguir manter o seu foco no destino, não há nada nem ninguém que o vá desviar do seu caminho.

Qualquer dúvida ou esclarecimento fico à sua disposição via e-mail: luisalvescoaching@gmail.com ou ainda através da minha página do Facebook ou pelo formulário de contacto do Blog.

Os meus sinceros votos de um magnífico 2015 onde todos os seus sonhos mais ousados possam ser uma realidade. 

Forte Abraço,
LUIS ALVES

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

2 comentários:

  1. Que bacana! Procurei muito até encontrar uma matéria com boas informações sobre metas para 2015. Esta está completa. Me ajudou muito. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jeane. Ainda bem que gostou.
      Convido-a a conhecer os outros posts do blog. Certamente irá encontrar muita informação de interesse.

      Seja Bem Vinda ao Life Performance®.

      Forte Abraço,
      LUIS ALVES

      Eliminar