06/05/14

COMO ENFRENTAR UM PROBLEMA?

LUIS ALVES LIFE COACHING

OS PROBLEMAS
Quando pensamos em problemas o nosso corpo quase que estremece. É comum um problema ser sinónimo de sofrimento, irritação, medo, dúvida e até angústia. Mas afinal o que é um problema? Um problema nada mais é que um desafio. Pode parecer simples demais pensar desta forma mas tente acompanhar-me. Um problema é "algo" que depende de uma resolução, de uma postura ou de uma atitude, semelhante ao que representa a definição de desafio. Peço-lhe que siga esta lógica de associação do problema ao desafio por uma razão muito simples. Se eu lhe perguntar: "como enfrentar um desafio?", certamente irá ter de imediato uma associação a excitação, adrenalina, superação, conquista, vitória e auto-estima bem lá em cima. Então, imagine que começa a olhar para os problemas como desafios. A consequência desse truque na mente provoca que o seu corpo "vibre" com a situação e desaparecem de imediato as sensações negativas associadas à palavra "problema".

OS DESAFIOS
Quando pensamos em desafios, existem 1001 imagens e pensamentos a correr a nossa mente. Pensamos num alpinista que atinge o cume da montanha, um corredor que corta a linha da meta, um cientista que faz uma descoberta extraordinária, um casal que consegue superar um problema de infertilidade e concebe uma criança, etc. Por tudo isso sentimos que nos tornamos quase como "super heróis" capazes de alcançar o inatingível. Superar um desafio tem sabor a vitória enquanto superar um problema tem sabor a sobrevivência. Prefere ser alguém vitorioso ou um mero sobrevivente?

A POSTURA IDEAL
A postura que devemos assumir perante um problema é de imediato dizer à nossa mente que se trata apenas de um desafio. Se superado seremos invadidos por uma sensação de bem-estar tremenda e é nessa direcção que devemos caminhar. Outro ponto importantíssimo é a análise da situação. É de vital importância que retire toda e qualquer referência emocional e que pense na questão de forma racional. Observe todo o ambiente e cada um dos detalhes do problema (que agora virou desafio) depois, analise os seus recursos ou seja, o que tem à sua disposição que pode ser usado para superar a situação. Finalmente faça rapidamente um plano de acção e coloque-o em prática. Nenhum problema se resolve sozinho e utilizando uma expressão popular, deve "arregaçar as mangas" e "deitar mãos à obra". Não adie a resolução de nenhuma questão pendente. Tente ser rápido, eficaz e objectivo, enfrentando assim os seus medos e reconquistando o controle da sua própria vida!

Lembre-se que "UM PROBLEMA NADA MAIS É QUE UM DESAFIO QUE NOS CONVIDA PARA A VITÓRIA".

Forte Abraço,
LUIS ALVES 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GOSTOU DESTE ARTIGO? A SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.

DEIXE JÁ O SEU COMENTÁRIO

0 comentários:

Enviar um comentário